Durante o seminário “Diálogos para a Construção da Estratégia Brasil 2025-2050”, realizado nesta segunda-feira (16), no Theatro da Paz, em Belém, o vice-prefeito da capital paraense, Cássio Andrade (MDB), destacou os desafios históricos enfrentados pela região Norte e o papel estratégico da cidade na realização da COP30, marcada para novembro deste ano.
“Tivemos a ousadia de gritar”, afirmou Andrade, ao ressaltar o esforço político e técnico que garantiu que Belém sediasse a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Segundo ele, a conquista foi possível graças à articulação conjunta entre o governo estadual e o apoio do governo federal.
O vice-prefeito também criticou a desigualdade nos investimentos públicos entre as regiões brasileiras. “Temos um orçamento anual de R$ 5,6 bilhões, enquanto cidades de porte semelhante, como Porto Alegre, contam com mais de R$ 13 bilhões. Isso mostra o quanto a nossa região foi negligenciada por sucessivos governos desde a redemocratização”, afirmou.
A expectativa é que a realização da COP30 em Belém gere até R$ 5 bilhões em investimentos, não apenas para a capital, mas também para o desenvolvimento de diversas regiões do estado do Pará.
“Ainda ouvimos questionamentos sobre a capacidade de Belém sediar esse evento. Mas quando se fala em desigualdades e pobreza, ninguém se lembra da gente. Agora que lutamos por investimentos, querem criticar. Não aceitaremos”, reforçou Andrade.
O seminário, promovido pelo Ministério do Planejamento e Orçamento, em parceria com o Governo do Pará, faz parte de uma série de encontros regionais para construção da Estratégia Nacional de Desenvolvimento de Longo Prazo – Brasil 2025-2050, com participação ativa da sociedade.
Na ocasião, também foi lançado oficialmente o Plano Estratégico de Longo Prazo do Estado do Pará – Pará 2050, que estabelece diretrizes para os próximos anos, alinhando o estado aos desafios globais e nacionais, com foco em desenvolvimento sustentável, inclusão social e fortalecimento institucional.
A construção da estratégia nacional está baseada em três pilares: participação cidadã, governança multinível e produção de conhecimento, reforçando o papel do Pará na liderança dos debates sobre o futuro sustentável do Brasil.
O objetivo central é consolidar políticas públicas capazes de promover a redução das desigualdades regionais, impulsionar a transição ecológica, aumentar a produtividade e fortalecer a democracia como eixo fundamental para um país mais justo, resiliente e próspero.
O Pará é o 14º estado a receber o seminário, que já percorreu Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo e o Distrito Federal, reunindo autoridades públicas, representantes do setor produtivo, sociedade civil e instituições acadêmicas.
Com informações da CNN.