29/01/2020 às 15h00min - Atualizada em 29/01/2020 às 15h00min

Capanema e Bragança abrem inscrições para cursinhos populares

Iniciativas são vinculadas à Universidade Federal do Pará (UFPA)

Assessoria de Comunicação da UFPA
Com edição do belem.com.br
Os cursinhos são destinados, principalmente, a estudantes que não têm condições de ingressar em cursinhos privados (Foto: Freepik)
   
No período de 03 a 05 de fevereiro, das 9h às 12h, e das 14 às 18h, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2020 do Cursinho Popular professor Dr. Horácio Schneider (PS CPHS 2020). O projeto de extensão, que é realizado no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Capanema, visa oportunizar à sociedade o acesso às universidades por meio de um ensino de boa qualidade. As inscrições ocorrerão no campus Capanema, por meio da entrega da ficha de inscrição disponível no edital.
 
As disciplinas ministradas serão: Matemática, Português, Literatura, Redação, Inglês, Espanhol, Geografia, Química, Biologia, Sociologia, Filosofia, História e Física.
 
Quem pode se inscrever - O público alvo é composto por secundaristas de escolas públicas, concluintes do Ensino Médio e estudantes com bolsa integral em escolas particulares que se encontrem em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
 
O CPHS oferecerá 70 vagas anuais, sendo 52 vagas destinadas aos alunos de escolas públicas em situação de vulnerabilidade e 13 vagas destinadas aos alunos bolsistas de instituições privadas. O restante, 5 vagas, está destinado a funcionários e parentes de 1º (primeiro) grau de funcionários da UFPA e servidores da Prefeitura Municipal de Capanema que trabalhem no campus, desde que enquadrados no requisito de vulnerabilidade socioeconômica
 
Inscrições – As inscrições são grátis e ocorrerão de 03 a 05 de fevereiro, presencialmente no campus de Capanema, localizado na Av. Barão de Capanema, 1201. Há dois horários para realizar a inscrição: pela manhã, das 09h às 12h, no Laboratório de Informática do campus 1, e pela tarde, das 14h às 18h, na Secretaria da Recepção do campus 1.
 
Bragança
 
Também já está disponível o edital para o Cursinho Popular Paulo Freire (CPPF), que funciona no Campus Bragança da UFPA. O CPPF é um curso pré-vestibular gratuito que tem o objetivo de preparar estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições ocorrerão no período de 3 a 7 de fevereiro, no horário das 8h às 11h e das 14h às 17h, no térreo do prédio administrativo do Campus Bragança. Para se inscrever, é necessário levar 1 (um) quilo de alimento não perecível.
 
O projeto surgiu no ano de 2007, da necessidade de garantir o direito ao ensino superior à sociedade de Bragança e de municípios vizinhos. Também colabora na formação dos discentes do campus que atuam como professores voluntários no projeto. O CPPF é uma forma de atuação da Universidade Federal do Pará na construção de uma sociedade que garanta os direitos sociais básicos e contribua para a transformação e inclusão de grupos sociais marginalizados historicamente.
 
Para Participar – Serão ofertadas 70 vagas para uma única turma, que funcionará de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 19h às 22h15, e aos sábados, no horário das 14h às 17h. O início das aulas será em 2 de março de 2020.
 
Para participar do cursinho, é necessário: estar cursando o terceiro ano do ensino médio ou ter terminado o ensino médio em escola pública; apresentar situação de vulnerabilidade econômica; ter cursado ou cursar o ensino médio em escolas particulares com bolsa integral; não estar matriculado em nenhum curso de ensino superior em universidades/faculdades públicas ou privadas e não estar matriculado em nenhum outro curso preparatório para o Enem.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?