03/09/2019 às 11h13min - Atualizada em 03/09/2019 às 11h38min

Além do preço, quais são os fatores da variação de custo de uma tatuagem nos estúdios

Um desenho pode ter preços diferentes. Como os fatores podem influenciar no valor de uma tatuagem?

DINO
https://www.itattooclub.com
Mesmo desenho, diferente valores


Uma grande arte merece reconhecimento e valorização. Mas, além disso, muitos outros fatores influenciam na precificação de uma tatuagem. Principalmente nos melhores estúdios do Brasil, onde são levados em conta aspectos como qualidade dos equipamentos, tipo de tinta, tamanho do desenho e tempo de trabalho. O mercado da tatuagem cresceu 24% nos últimos anos, de acordo com o Sebrae.Segundo explica Daniel Couto, proprietário do iTattooClub, o cliente tem que ter em mente que uma tatuagem é um produto como qualquer outro e sua comercialização depende de muitas variantes. “Na prática é considerar custos fixos e variáveis, além da mão de obra”, diz o empresário.


Ele destaca que as formas de cobrança também podem variar de estúdio para estúdio: enquanto alguns calculam por horas gastas, outros têm como prática contar as sessões e calcular o valor final. No caso do iTattooClub, Daniel explica que acha mais justo cobrar por desenho. “É o que normalmente tomamos como método, porque o cliente, usualmente, não tem ideia de quanto tempo levaria para ser feita a arte e poderia ficar fragilizado nessa negociação”, afirma.


Outro ponto comum aos estúdios é estabelecer um valor mínimo, que pode ir de R$ 80 a R$ 400, dependendo dos custos do local. “É preciso lembrar que funciona como uma empresa normal, apesar de ser mais descontraído: nós temos custos como aluguel, internet, luz, água, recolhimento de resíduos, divulgação, equipamentos, entre outros”. Valores gastos com taxas de cartão, impostos e descartáveis (agulhas, tintas, papel toalha, luvas, batoque e vaselina, por exemplo) também entram nessa conta.


Por último, mas com enorme importância, existem variáveis relacionadas ao artista escolhido: estilo, dificuldade do desenho (como customização e cores), tamanho e portfólio. Dados do Censo da Tatuagem no Brasil, realizado pela Superinteressante, mostram que símbolos (20,2%), frases (15,6%) e animais (12,9%) são os mais procurados nos estúdios. “Eu bato na tecla de que o valor de uma tatuagem varia conforme a confiabilidade no tatuador. Quanto maior o portfólio do artista naquele determinado estilo, maior é a segurança de que o trabalho ficará semelhante ao solicitado”, afirma Daniel. No iTattooClub, como o estúdio é rotativo e artistas do Brasil todo comparecem ao local, o profissional divide custo de deslocamento entre seus trabalhos.


Além de todas essas variações, o empresário ressalta que a busca por uma boa tatuagem deve levar em conta, também, a higienização do local, qualidade dos materiais e se o estúdio segue normas da Vigilância Sanitária. Afinal, nunca vale a pena pagar um preço muito baixo e correr riscos sérios de saúde. “Vale lembrar que a tatuagem é um investimento para toda a vida. Quando se coloca na ponta do lápis, qualidade e segurança valem muito mais do que o preço pago na maquininha de cartão”, conclui o empresário.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?