06/03/2020 às 15h00min - Atualizada em 06/03/2020 às 15h00min

Projeto oferece aulas de canto e flauta para crianças e adolescentes

Para se inscrever, basta preencher o formulário, disponível na internet

Assessoria de Comunicação da UFPA
Com edição do belem.com.br
O projeto é voltado para ensino de canto e flauta doce para crianças e adolescentes dos 8 aos 15 anos (Foto: Divulgação)
    
Estão abertas, até este sábado (7), as inscrições para participar do Projeto de Extensão “Espetáculo experimental: Encantos toca e canta música nos bairros”, da Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA). O projeto proporciona a crianças e a adolescentes, dos 8 aos 15 anos de idade, o aprendizado gratuito de canto e de flauta doce. Para se inscrever, basta preencher o formulário, disponível aqui.

O projeto tem o objetivo de colaborar com a missão da Universidade Federal do Pará em atender às demandas das comunidades do entorno da Instituição, especialmente no que tange à democratização da arte, com a realização de apresentações artísticas em bairros periféricos. Inicialmente, o projeto tem atendido aos bairros Terra Firme, Guamá, Jurunas, Cabanagem e ao distrito de Icoaraci, além de ocupar teatros e espaços artísticos espalhados pela cidade de Belém.

A iniciativa também busca fortalecer a união colaborativa entre a UFPA e a Universidade do Estado do Pará (UEPA), por meio da parceria existente entre o projeto de extensão e a Banda de Música da UEPA, composta pelos alunos do curso de Licenciatura Plena em Música, da instituição.

Sobre o projeto - O “Espetáculo experimental: Encantos toca e canta música nos bairros” é composto por alunos egressos dos projetos de extensão desenvolvidos no âmbito da Escola de Aplicação da UFPA nos anos de 2018 e 2019, como o “Flauta doce: um encontro de saberes musicais (2019)” e “Coral infantojuvenil Encantos da EAUFPA (2018)”. A proposta do espetáculo foi construída a fim de potencializar as ações do grupo formado com a união dos projetos desenvolvidos em 2018 e 2019, proporcionando aos egressos mais experiências no âmbito artístico.

De acordo com a professora Jucélia Estumano, coordenadora da ação, o espetáculo é montado com repertório musical pré-estabelecido pelos coordenadores dos projetos, mas também por músicas que foram previamente catalogadas nos bairros por grupos de alunos da Graduação em Música, da UFPA.

“Os alunos foram a campo catalogar a identidade musical dos bairros. Desta forma, tivemos acesso ao tipo de música que toca nos bairros, possibilitando a montagem de arranjos para serem tocados e cantados pelos dois grupos artísticos. Unindo os dados musicais obtidos pela pesquisa de campo feita nesses locais com o repertório preestabelecido do Coral Encantos da EAUFPA e da Banda de Música da UEPA, traçaremos um diálogo com a comunidade acadêmica e com o cotidiano daquela comunidade”, explica a docente.

Segundo a professora, esse material coletado vem sendo, ainda, organizado pelos membros do Grupo de Pesquisa em Música no Pará (Gempa), que tem armazenado um vasto banco de dados e propagado conhecimento sobre o assunto, por meio de publicações de artigos científicos em eventos acadêmicos.

Inscrições - Apesar de o projeto ser voltado prioritariamente para egressos de projetos de extensão passados, interessados em canto e flauta doce também podem se inscrever para as turmas iniciantes. As inscrições vão até o dia 7 de março e devem ser feitas mediante preenchimento de formulário on-line. Não é necessário pagar taxa de inscrição.

As aulas ocorrerão sempre às segundas-feiras e já se iniciam no dia 9 de março. As turmas serão divididas de acordo com a idade e o nível de conhecimento dos estudantes e terão a duração de um ano.

Serviço:
Inscrições para participar do Projeto de Extensão “Espetáculo experimental: Encantos toca e canta música nos bairros”
Data máxima para inscrições: 7 de março
Projeto voltado para ensino de canto e flauta doce para crianças e adolescentes dos 8 aos 15 anos.
Como fazer: via preenchimento de formulário on-line.
Mais informações podem ser consultadas pelo e-mail [email protected].

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?