-
11/03/2020 às 11h30min - Atualizada em 11/03/2020 às 11h30min

TRE-PA promoverá debates sobre mulheres na política

Além de Belém, estão programadas ações para os dias 03 de abril, em Marabá, e 17 de abril, em Santarém

Assessoria de Comunicação do TRE
Com edição do belem.com.br
A primeira ação será realizada na próxima sexta-feira (13), a partir de nove horas da manhã, no prédio sede do TRE Pará, em Belém (Foto: Ascom TRE Pará)
      
Neste mês de março, quando se celebra o Dia Internacional da Mulher, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará inicia uma programação com o tema "Eu, mulher: participação, política e sociedade", voltada para o incentivo à participação feminina na política.

Realizada em dois momentos, a programação é voltada para os dirigentes partidários e para a sociedade em geral. A primeira ação será realizada na próxima sexta-feira (13), a partir de nove horas da manhã, no prédio sede do TRE Pará, no bairro da Campina, em Belém. 

Segundo a presidente da Comissão de Incentivo à Participação Feminina no âmbito do TRE/PA, a juíza Luzimara Moura, o objetivo do TRE-PA é levar todo esse conhecimento para mulheres que residem por todo Pará. "Queremos atualizar a todas as mulheres sobre o exercício de seus direitos e de sua força na política", enfatiza.

A juíza, que integra o Plenário do TRE do Pará, acrescenta que intenção do tribunal é ampliar o alcance da informação sobre um assunto tão fundamental para a sociedade, almejando o incentivo da participação feminina nos cargos de decisão e poder.

"Esta é a nossa primeira ação, foi a convite de nosso presidente, desembargador Roberto Moura e de nossa vice-presidente e corregedora, desembargadora Luzia Nadja, a realização deste grande evento, que também realizaremos em mais duas cidades polos, Marabá e Santarém, que tenho certeza contarão com ampla participação dos diretórios partidários e da população local", pontua.
 
Participação Feminina -  O ano de 2020 será marcado pelas eleições municipais que serão realizadas em outubro e, como resolução do Tribunal Superior Eleitoral, todos os partidos políticos devem ter uma cota mínima de 30% para candidatas do sexo feminino. "Sim, os partidos políticos têm o dever de obedecer às normas quanto ao limite da cota feminina, com a máxima atenção, no sentido de atender com igualdade de oportunidades às candidaturas das mulheres, e é importante ressaltar a importância dessa participação, porque toda a sociedade ganha com isso", observa a juíza Luzimara Moura.

13 de março – A programação do TRE Pará inicia às 9h com a palestra "Dizer o Direito", ministrada por representantes da Justiça Eleitoral e voltada, em especial, aos responsáveis pelos diretórios partidários, e aberta à sociedade em geral.

No horário da tarde, a partir de 13 horas, haverá um debate intitulado "Mulheres na política. Elas podem, o país precisa", que contará com a participação da professora da Universidade Federal do Pará, Zélia Amador; da jornalista Adelaide Oliveira e da advogada e professora universitária, Juliana Freitas.

A advogada Juliana Freitas parabeniza a iniciativa da Justiça Eleitoral e afirma que é fundamental o engajamento das instituições e a democratização dos espaços para permitir "que reflitamos, juntas, sobre a atuação da mulher na política e o seu papel fundamental para o desenvolvimento do nosso país. Sem sombra de dúvidas, uma vez mais, o TRE-PA desempenha um papel fulcral de se aproximar da sociedade civil nessa construção da cidadania e efetivação da democracia no nosso Estado", comemora.

A juíza Luzimara Moura explica que o evento foi pensado e realizado com muito carinho pela Comissão. "Gostaria de convidar o público em geral, em especial os dirigentes de partidos políticos e seus assessores jurídicos, assim como todas as mulheres dessas localidades a se fazerem presentes nesses eventos promovidos pelo TRE", finaliza.

O evento tem entrada franca e acontece na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Pará em Belém, na rua João Diogo, nº288, bairro da Campina.

Estão programadas para os dias 03 de abril, em Marabá, e dia 17 de abril, em Santarém.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
-

Qual ‘brega marcante’ mais representa esse ritmo musical em Belém?

10.2%
2.9%
2.5%
2.3%
4.7%
14.1%
1.4%
3.0%
1.1%
57.9%