24/03/2020 às 18h00min - Atualizada em 24/03/2020 às 18h00min

UFPA produz álcool gel para atender hospitais universitários

A proposta da produção semanal, inicialmente, será de 200 quilos

Assessoria de Comunicação da UFPA
Com edição do belem.com.br
A equipe envolvida na produção é formada por docentes e discentes de pós-graduação que trabalham na área da Saúde (Fotos: Divulgação)
       
Em tempos de pandemia da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, professores da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Pará  e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Inovação Farmacêutica (PPGIF) tomaram a iniciativa de produzir álcool gel para suprir as necessidades de higiene das unidades acadêmicas  da Instituição e dos hospitais universitários.

A iniciativa foi idealizada pelos professores José Otávio Carréra, farmacêutico responsável e coordenador do projeto; Mauro Sérgio Marques, da disciplina de Tecnologia Farmacêutica; e Roseane Ribeiro, da disciplina Garantia da Qualidade de Produtos e Insumos Farmacêuticos e Cosméticos. A equipe envolvida na produção é formada por docentes e discentes de pós-graduação que trabalham na área da Saúde. A proposta foi apresentada na última semana à reitoria da UFPA, que imediatamente a aprovou e viabilizou os meios para a produção.

O processo de produção do álcool será realizado no Laboratório de Tecnologia de Fitoterápicos (LTFito) da Faculdade de Farmácia, seguindo as diretrizes das Boas Práticas de Manipulação. O álcool gel será destinado para uso dos hospitais universitários João de Barros Barreto (HUJBB) e Bettina Ferro de Souza (HUBFS), além de unidades acadêmicas como núcleos, institutos, faculdades, prédios administrativos, bibliotecas, entre outros.

“Todos os envolvidos foram convidados e se manifestaram favoráveis ao engajamento neste projeto. Foi um trabalho de construção da logística, desde a aquisição de insumos, confecção da rotulagem, produção, embalagem, controle da qualidade e entrega do produto final”, conta a professora Roseane Ribeiro.

A proposta da produção semanal, inicialmente, será de 200 quilos, no entanto, poderá ser aumentada de acordo com as demandas da Administração Superior da UFPA.

Risco das “receitas caseiras” - Nos últimos dias, tem circulado pelas redes sociais algumas dicas para produzir soluções caseiras para higienização das mãos, devido à alta busca por álcool gel nas farmácias e supermercados de todo o país. Para a professora Roseane Ribeiro, as receitas caseiras devem ser desencorajadas, uma vez que não têm respaldo nenhum de sua eficácia e podem trazer risco à saúde das pessoas.

“A preparação deve ser feita de acordo com a técnica de manipulação, sendo necessária a realização do controle de qualidade por profissionais farmacêuticos e/ou químicos, a fim de garantir a qualidade e segurança do produto. Assim, acredita-se que as pessoas devem ter bastante cautela nesse momento delicado e evitar, ainda assim, qualquer outro tipo de risco à sua saúde”, recomenda.



 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?