17/04/2020 às 18h00min - Atualizada em 17/04/2020 às 18h00min

Espanha vai conceder auxílio mensal a famílias mais pobres

Para enfrentar a covid-19, 1 milhão de famílias terá renda mensal

Agência Brasil
Com edição do belem.com.br
Até um quinto das famílias espanholas têm renda inferior a 246 euros por mês (Foto: Fotomovimiento)
   
A Espanha planeja pagar uma renda mensal básica para cerca de 1 milhão das famílias mais pobres do país para ajudá-las a enfrentar o impacto do novo coronavírus, disse o ministro da Previdência Social, José Luis Escrivá, nesta sexta-feira (17).

Aqueles que receberem a renda básica, a ser aprovada pelo gabinete em maio, terão incentivos para encontrar trabalho, como a permissão para combinar o valor mensal com os salários de um novo emprego durante certo período, disse Escrivá à estação de rádio Cope.

"Sem incentivos para encontrar um emprego, há uma tentação de esgotar o salário e não olhar para o mercado de trabalho", disse ele.

Ainda não foi decidido quanto será pago por mês e Escrivá se recusou a dizer quanto custaria ao governo, embora tenha afirmado que a medida seria financiada com nova dívida pública.

Ele acrescentou que até um quinto das famílias espanholas têm renda inferior a 246 euros por mês.

O Partido Socialista e seu parceiro de extrema-esquerda, Unidas Podemos, concordaram em janeiro em criar a renda básica como parte de seu programa de quatro anos, embora a crise da covid-19 tenha mudado as prioridades.
Escrivá disse que levaria semanas para que a burocracia do governo começasse a pagar o novo benefício.

A economia espanhola perdeu 900 mil empregos durante as duas primeiras semanas da quarentena imposta em 14 de março para limitar a disseminação do novo coronavírus, elevando novamente o número oficial de desempregados ao patamar de três anos atrás.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?