17/06/2020 às 17h15min - Atualizada em 17/06/2020 às 17h15min

Assembléia Paraense lança o livro digital "AP de Todos os Tempos"

O livro será lançado nesta quinta-feira, 18, a partir das 19 horas, no site da AP

Assessoria de Comunicação do evento
Com edição do belem.com.br
O jornalista João Carlos Pereira é um dos autores da obra (Foto: Reprodução/ Facebook)
        
Em 171 páginas que levam o leitor a viajar pelos 104 anos de um dos maiores clubes do país, os jornalistas João Carlos Pereira, Carla Vianna e Vera Cascaes contam belas histórias sobre a trajetória da Assembléia Paraense, no livro digital "AP de Todos os Tempos", que será lançado nesta quinta-feira, 18, a partir das 19 horas, no site da AP. O design gráfico é assinado por Augusto Henrique. Por conta da pandemia da Covid-19, uma programação virtual irá marcar, também, o lançamento do livro digital nas redes sociais da Assembléia.

O presidente da Assembléia Paraense, Afonso Lobato, destaca que a história do Clube se confunde com a de Belém. Nestes mais de cem anos, a AP testemunhou muitas transformações na capital paraense. "A evolução de nossas sedes é prova disso, a AP faz parte do cenário da cidade", afirma.

"A obra 'AP de Todos os Tempos' reúne fatos históricos desde a fundação da agremiação, o que revela muito sobre aspectos culturais e sociais da capital no início do século XX. O processo de produção do livro teve início na gestão passada, comandada pelo ex-presidente Daniel Sobrinho, e seguiu por um importante período de pesquisa e levantamento de dados, que culminou nesse belo registro da trajetória do Clube, que hoje é considerado um dos melhores do Brasil", destaca Afonso.

Esse, segundo o jornalista e um dos escritores que assinam a obra, João Carlos Pereira, não é um livro que remete apenas ao passado da Assembléia. A obra também apresenta o presente do Clube, com uma projeção para o futuro. Daí a explicação para o título.

"A Assembléia Paraense não é apenas um Clube. É uma pequena cidade dentro da cidade. E que registrou a memória de Belém. Tudo o que aconteceu de importante, do ponto de vista social, aconteceu na Assembléia Paraense. Esse livro é um pouco da história, é um pouco do presente e é a plataforma para o futuro. Pouca gente sabe o que acontece dentro do coração da Assembléia Paraense e esse livro pretende mostrar essa realidade", explica João Carlos Pereira. 

A escritora Carla Vianna garante que o livro é um verdadeiro passeio pela história da Assembléia Paraense, com fotos e histórias memoráveis de grandes eventos já realizados no Clube e que marcaram gerações. "Esta obra nos permite desfrutar da AP desde a estrutura na Presidente Vargas até a nova sede. Os leitores podem esperar uma série de contos, vivências diferentes dentro do Clube, neste livro que pode ser considerado atemporal", declara Carla Vianna.

Afonso Lobato acredita que, ao longo de um século, a AP é um patrimônio da sociedade paraense, palco de vários eventos que buscam celebrar o lado bom da vida como os torneios e campeonatos esportivos, além dos eventos culturais e sociais, a exemplo do projeto "Circular", do Cabeça de Prata, entre outros.

Serviço:
Lançamento on-line do livro "AP de Todos os Tempos".
Quinta-feira, 18 de junho, 19h.
No site assembleiaparaense.com.br


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?