-
18/08/2020 às 15h00min - Atualizada em 18/08/2020 às 15h00min

Parque do Utinga reabre nesta quarta (19) com visitação reduzida

A prática de exercícios está liberada com obediências às normas de segurança

Agência Pará
Com edição do belém.com.br
Como medida de segurança sanitária, será obrigatória a utilização de máscaras. (Foto: Ascom/Ideflor-Bio)
   
Fechado ao público desde o dia 21 de março em decorrência da pandemia do coronavírus, o Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna reabre ao público nesta quarta, 19 de agosto. Como medida de segurança sanitária, será obrigatória a utilização de máscaras e a capacidade de visitantes será reduzida em 50%. O horário de funcionamento continua das 6h às 17h, todos os dias, exceto nas terças-feiras, em função da manutenção.


Para a frequentadora Marilucia Rodrigues, o parque é um ótimo lugar para a prática de exercícios ao ar livre. "Costumo visitar o espaço e faço parte há um ano do Projeto Social Ponto de Apoio. Nesse primeiro momento, vou observar como será esse período de retomada. Mas estou com saudade de voltar com as caminhadas, com as ações do projeto. Era um momento que fazia bem para minha saúde, de ver os sorrisos das pessoas atendidas por aquela ação social", afirma.  

Dentre os protocolos adotados, estão a medição de temperatura na entrada, contagem do número de visitantes por meio de um contador manual, dispensers de álcool em gel 70% nos pontos estratégicos e cartazes com orientações sobre a covid-19. 

A prática de exercícios e a locação de bicicletas estão liberados, desde que o visitante obedeça às normas de segurança e distanciamento mínimo. Contudo, as atividades de ecoturismo, como trilhas, boia cross, tirolesa e rapel, nesse primeiro momento, seguem suspensas. Também continuam suspensas, de forma temporária, as visitas monitoradas.

Os proprietários das lanchonetes e cafeterias, além dos protocolos específicos para as atividades de gastronomia, receberam instruções de higienização. Foi feita ainda a sinalização visual nos estabelecimentos, como o distanciamento obrigatório em filas e bancos. 

Proteção Integral 

O Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna possui dois grandes lagos, o Bolonha e o Água Preta - responsáveis pelo abastecimento hídrico de 70% da população residente na Região Metropolitana de Belém.

O Parque foi criado com o objetivo de preservar ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, estimular a realização de pesquisas científicas e incentivar o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, incluindo o turismo ecológico. Da área de aproximadamente 1.400 hectares, equivalente a 1.400 campos de futebol, 98% ficam no território de Belém e 2% no de Ananindeua.

Serviço
Reabertura do Parque Estadual do Utinga
Quando: 19 de agosto, das 6 às 17h
Funcionamento: Todos os dias (exceto às terças-feiras).
Entrada franca.
Endereço: Avenida João Paulo II, s/n - bairro Curió-Utinga, Belém-PA
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
-

Qual ‘brega marcante’ mais representa esse ritmo musical em Belém?

10.2%
2.9%
2.5%
2.3%
4.7%
14.1%
1.4%
3.0%
1.1%
57.9%