O trevo recebeu como marco histórico uma maquina motoscrapers. (Foto: Rômulo Carmona)
Em 10 de outubro de 1970 uma motoscrapers, modelo 612B, abriu a primeira clareira a oito quilômetros de Altamira. Ali começou a BR-230, conhecida como Transamazônica. Atualmente, esta máquina faz parte do monumento histórico do Trevo de Novo Repartimento, inaugurado nesta semana pelo prefeito Deuzivaldo Silva Pimentel (MDB).
O Trevo de Novo Repartimento, ponto de encontro das BR-422 e BR-230, virou o marco da cidade e cartão postal do município localizado no sudeste do Pará. “Eu sempre disse que o prefeito que construísse esse trevo ficaria marcado na história”, diz João Marques, antigo morador da cidade que acompanhou os primeiros trabalhos de construção da Transamazônica.
A rodovia faz parte de um projeto ousado que iria rasgar o coração da Amazônia, cujo objetivo seria a colonização da região. Os trabalhos de pavimentação da Transamazônica vêm se arrastando ao longo dos últimos 50 anos.
Recentemente o Governo Federal entregou 32 quilômetros de estrada, num total de 90 já executados, ligando as cidades de Itupiranga a Novo Repartimento (PA). A pavimentação é estratégica para a integração nacional e vai proporcionar melhores condições de frete, melhorando o escoamento da produção agroindustrial da região.