28/08/2020 às 15h00min - Atualizada em 28/08/2020 às 15h00min

TSE oficializa ampliação do horário de votação nas eleições de 2020

Com a decisão, as urnas serão abertas das 7h às 17h

Agência Brasil
Com edição do Belém.com.br
O horário das 7h às 10h ficou reservado preferencialmente para pessoas acima de 60 anos. (Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil)
    
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oficializou hoje (28) a ampliação do horário de votação nas eleições municipais de 2020. No primeiro turno, marcado para 15 de novembro, as urnas serão abertas das 7h às 17h, uma hora mais cedo do que o período tradicional.


O TSE também reservou o horário das 7h às 10h preferencialmente para pessoas acima de 60 anos. As medidas aplicadas seguiram recomendações do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, disse estar fazendo o possível para conciliar a saúde pública com as demandas da democracia. “serão disponibilizados 7,5 milhões de máscaras e 1,8 milhão de proteções faciais aos mesários. Além disso, 1 milhão de litros de álcool gel devem ser distribuídos para que os eleitores limpem as mãos na entrada e na saída das seções eleitorais”, explicou.

A ideia inicial de estender a votação para além das 17h foi descartada, após consultas aos presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais. “Muitas partes do Brasil, após essa hora, há dificuldades de transporte e problemas de violência”, justificou o ministro.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?