-
04/10/2020 às 12h00min - Atualizada em 04/10/2020 às 12h00min

Programação do Círio de Nazaré 2020 inicia nesta sexta (09)

Pela primeira vez, a festividade vai ocorrer em um formato diferente

Assessoria do evento
Com edição do Belém.com.br
A programação do Círio de Nazaré 2020 terá diversos eventos virtuais nos dias 9, 10 e 11 de outubro. (Foto: Sidney Oliveira/ Agência Pará)
      
Pela primeira vez em 228 anos de história, um dos maiores eventos religiosos católicos do mundo vai ocorrer em um formato diferente. Nesse mês de outubro, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré não vai ter as tradicionais procissões de rua. A medida foi adotada por conta dos efeitos causados pela pandemia do novo coronavírus.

Neste novo formato, a programação do Círio de Nazaré 2020 terá diversos eventos virtuais nos dias 9, 10 e 11 de outubro. Entre esse período, a Imagem Peregrina será levada a alguns hospitais na Região Metropolitana de Belém, além de ficar em exposição no altar central da Praça Santuário. De 12 a 25 de outubro, o público também poderá ir às missas da festividade e ao terço da alvorada na Basílica Santuário.    

A festividade começa oficialmente no dia 9, às 18h, com uma missa celebrada por Dom Alberto Taveira Corrêa, na Basílica de Nossa Senhora de Nazaré. Logo em seguida, haverá a apresentação do manto e uma live musical do Grupo Ama, transmitido pela TV Círio, TV Nazaré e TV Cultura, sem a presença do público.

Ainda na sexta-feira (9), Dom Alberto Taveira vai realizar ao final da missa a bênção da corda, para ser enviada para as oito regiões episcopais. As cantoras que farão a apresentação nesse dia são: Lucinha Bastos, Gigi Furtado, Andréa Pinheiro, Alba Maria e Sandra Duailibi.
   
No sábado, dia 10 de outubro, a programação consiste em: descida da Imagem Original, missa na capela do Colégio Gentil às 11h30 e live musical com transmissão ao vivo da decoração da Berlinda. No dia 11, o Círio 2020 começa com missa na Catedral, celebrada por Dom Alberto Taveira, às 7h, e encerramento às 11h30.

Visitação da Imagem

A Imagem Peregrina ficará em exposição no altar da praça Santuário a partir das 17h do domingo, dia 11, e segue até 25 de outubro no horário das 12 às 22h. Neste mesmo período, a Imagem estará em visitação por diversos hospitais públicos e privados da Região Metropolitana de Belém, entre eles: Hospital Geral do Exército, Hospital Universitário João de Barros Barreto, Hospital Público Estadual Galileu, Hospital Ophir Loyola, Hospital da Beneficente Portuguesa. Alguns hospitais também serão visitados após a quinzena mariana.

O Círio 2020

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
-

Qual ‘brega marcante’ mais representa esse ritmo musical em Belém?

10.6%
3.2%
3.2%
2.1%
7.4%
16.0%
1.1%
5.3%
1.1%
50.0%