09/10/2020 às 10h00min - Atualizada em 09/10/2020 às 10h00min

Curso de Formação em Ópera reúne regentes de grande referência

Encontro faz parte do XIX Festival de Ópera do Theatro da Paz

Assessoria do evento
Com edição do Belém.com.br
“Emoções Coletivas” é o tema do WebCiclo desta sexta-feira (9). (Foto: Bárbara Umbra)
     
Nesta sexta-feira (9), às 17h, ocorre mais uma edição do WebCiclo do II Curso de Formação em Ópera. Com o tema “Emoções Coletivas: o Coro de Ópera”, a programação faz parte do XIX Festival de Ópera do Theatro da Paz. O público poderá conferir o evento diretamente do
Youtube.

O encontro reunirá os maestros Mário Zaccaro, do Theatro Municipal de São Paulo (TMSP), e Otávio Simões, regente do Coro do Festival Amazonas de Ópera. A mediação fica por conta do maestro Cleiton Xavier. A ação é realizada pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM).

O tema abre espaço para a troca de experiências de regentes de grande referência no Brasil. “A conversa seguirá três eixos centrais, que irão abordar primeiramente a nossa função na construção dramática do coro, como estilo e sonoridade. Depois, abordaremos todos os processos técnicos que antecedem uma apresentação e por fim, falaremos das relações entre o regente, coreógrafo e diretor de cena, por exemplo”, explica Cleiton Xavier.

O WebCiclo do II Curso de Formação em Ópera é uma oportunidade para o diálogo sobre a música lírica produzida no país, já que são poucas as companhias e teatros que podem manter um coro estável produzindo ópera por décadas como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. E diante do cenário de pandemia, as instituições continuam buscando alternativas para manter a produção, com ensaios e gravações por videoconferência, por exemplo.

Serviço
Webinário “Emoções Coletivas: O Coro da Ópera” 
XIX Festival de Ópera do Theatro da Paz - II Curso de Formação em Ópera
Data: 09/10/2020
Hora: 17h
No Canal do YouTube do Theatro da Paz
Programação gratuita e aberta ao público
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?