10/10/2020 às 10h56min - Atualizada em 10/10/2020 às 10h56min

Saiba onde assistir à cerimônia da descida da Imagem Original

A descida da Imagem Original do Altar-mor da Basílica é rara

Assessoria do evento
Com edição do Belém.com.br
Durante a cerimônia, a Basílica estará fechada para o público. (Foto: Bruno Cecim)
      
Neste sábado (10), a partir das 11h30, será realizada a cerimônia da descida do Glória, ocasião em que a Imagem Original de Nossa Senhora, encontrada por Plácido, desce do Altar-mor para ficar mais próxima dos fiéis. Promovida desde 1992 na Basílica Santuário, este a apresentação não contará com a presença do público. 

Os devotos podem acompanhar, ao vivo, a descida da Imagem pela TV Nazaré (Canal 30), TV Cultura (Canal 2), TV Círio (
No Youtube) e no perfil da Basílica Santuário (No Youtube).

Raridade

A descida da Imagem Original do Altar-mor da Basílica é rara, assim como a saída dela da igreja é mais rara ainda. Ela só deixou o interior da Basílica em situações excepcionais, como na procissão do Círio 200 e durante a visita do Papa João Paulo II a Belém, em 9 de julho de 1980. Atualmente, a Imagem só desce em outubro, no período da quinzena nazarena, e no mês de maio, quando é comemorado o aniversário de elevação da Basílica à condição de Santuário.
 
História

Em 1969, o Vigário de Nazaré, Padre Miguel Giambelli, decidiu descer a Imagem do Glória para ficar no Presbitério, mais perto do povo, substituindo a Imagem do Colégio Gentil Bittencourt. Nas primeiras descidas, o fato ocorria às 23h, após a chegada do Pároco na Basílica, depois da Trasladação.  Antes, a Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré descia do Glória discretamente, com a Igreja fechada. Mas, desde 1992, os fiéis vêm podendo acompanhar este momento especial.

A Imagem encontrada por Plácido tem 28 cm de altura e fica no Glória, sobre o Altar-mor da Basílica de Nazaré, em redoma de cristal anti projétil. Reproduz uma senhora portuguesa e, nas nuvens onde repousa, vemos um rostinho de anjo. Traz no braço esquerdo um menino aparentando dois anos de idade, que carrega um globo.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?