-
12/09/2019 às 09h56min - Atualizada em 12/09/2019 às 10h31min

Provas de Conceito alavancam o sucesso de projetos

Método ajuda a definir os melhores métodos para cada negócio

DINO


A tecnologia é um ativo importante que gera ganho de competitividade e tem trazido excelentes resultados para companhias que aderem à inovação em seus mercados. Que tal movimento é indicado para todas as empresas, todos sabem. Mas qual é a plataforma ideal para cada negócio, qual o melhor modelo de contratação e, ainda, como ter certeza que o investimento está no desenho e budget adequado, e trará o retorno esperado?

A resposta para todos estes questionamentos pode estar em um termo que vem do inglês: Proof of Concept, ou Prova de Conceito (POC). Este modelo pode auxiliar gestores e empresas que estejam em dúvida sobre a viabilidade de um projeto na área de tecnologia. Em setores essenciais para a gestão e tomada de decisão, como os que envolvem o trabalho com a informação, por exemplo, a POC desponta como ideal para chegar-se ao melhor cenário que propicie adequação de soluções à realidade exata do negócio e comprovação dos benefícios propostos pelas ferramentas a serem adotadas.

Nesta linha, POCs nas áreas de Data Base e Business Intelligence são fundamentais.

"Muitas empresas têm demandas atreladas ao movimento de Transformação Digital, ou a todo e qualquer planejamento focado no ganho de competitividade. Neste caminho, a adoção de tecnologias adequadas é básico. Entretanto, o investimento nas soluções indicadas não é uma decisão fácil de ser tomada, já que envolve diversas instâncias de gestão - de TIC, financeira, entre outras", comenta Dilamar Sales, sócia-diretora da White Cube. "Nestes casos, as POCs se aplicam perfeitamente. As provas de conceito permitem testar as soluções na prática, conhecer tanto as ferramentas, quanto o fornecedor e seus serviços, entender o funcionamento, aplicações, possibilidades de retorno, e analisar o projeto proposto ao longo de seu andamento. É um test drive, digamos assim, que aumenta muito as chances de sucesso", completa a gestora.

Segundo ela, a POC ajuda líderes e gestores a responder a todas estas questões, além de prevenir os impactos negativos que um investimento na tecnologia inadequada ao negócio podem trazer.

"Desta forma, levar em consideração fatores importantes, como eficiência e risco, podem facilitar os cálculos e a análise da tangibilidade do projeto, do uso de cada solução", reforça Dilamar.

Em processos de adoção de soluções de Banco de Dados ou Business Intelligence, a executiva ressalta a POC é um divisor de águas. Implantações desta área podem enfrentar desafios, se definidas sem o auxílio da experiência vivenciada na POC, especialmente quando o cenário da empresa compradora é de ausência de processos e metodologias bem estruturados.

O ideal para percorrer o caminho da inovação sem tropeçar nos desafios é contar com o auxílio de parceiros especializados. Um integrador comprovadamente especializado nas tecnologias que representa, capacitado para fornecer os serviços e o suporte necessários nos processos de implantação, condução do projeto e operação da tecnologia, será a peça principal para auxiliar as empresas a trilhar uma jornada de sucesso, tanto durante a POC, quanto posteriormente, na adoção definitiva das tecnologias definidas.

"As POCs são grandes oportunidades para que os lideres possam avaliar as soluções que pretendem contratar, para, depois, implementá-las da melhor maneira: conhecendo o cenário exato de sua demanda, os potenciais e benefícios das ferramentas, e o melhor desenho de projeto para seu momento", declara a diretora da White Cube. "Isso torna as implementações muito mais seguras e alinhadas aos objetivos das organizações", acrescenta.

Além disso, segundo a especialista, no processo de uma POC é possível avaliar o conhecimento dos usuários sobre as soluções, bem como entender sua avaliação sobre os processos atuais, as mudanças que a tecnologia trará e entender como ajuda-los a utilizar tudo de forma a melhorar suas rotinas e os processos gerais das empresas, gerando resultados positivos.

Especializada em tecnologias de Data Base, Business Intelligence e Softwares de Infraestrutura, a White Cube oferece às empresas serviços especializados, prestados por profissionais com larga experiência de mercado e conhecimento comprovado por qualificações e certificações diversas.
"É importante oferecer às empresas o mais alto grau de qualidade, especialização e conhecimento técnico para a participação em projetos e realização de consultorias na área de Tecnologia da Informação. Este é um compromisso da White Cube com seus clientes", finaliza Dilamar.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
-

Qual ‘brega marcante’ mais representa esse ritmo musical em Belém?

10.0%
2.8%
2.7%
2.4%
4.6%
14.2%
1.5%
3.1%
1.0%
57.7%