-
12/09/2019 às 16h27min - Atualizada em 12/09/2019 às 16h27min

Festival Literário de Parauapebas segue até domingo

Evento acontece na Praça de Eventos da cidade e vai reunir escritores das regiões Sul e Sudeste do Pará

Portal Belém
Agência Pará
Organizadores do Festival estimam receber cerca de 60 mil visitantes (Foto: Maycon Nunes/Agência Pará)
Parauapebas, no Sudeste do Estado, recebe, até o próximo domingo (15), o "1º Festival Literário de Parauapebas", como parte das ações da 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, promovida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). A partir desta edição, o evento aumenta sua presença em diversas regiões do Pará. O Festival Literário de Parauapebas começou nesta quarta-feira (11), na Praça de Eventos da cidade e vai reunir escritores das regiões Sul e Sudeste do Pará, além de uma rica programação que inclui debates, palestras, sarais, rodas de conversas, exposições editoriais e apresentações culturais.
 
Seguindo os mesmos padrões da Feira, que há 23 anos acontece em Belém, o Festival homenageará duas personalidades de grande importância nos cenários literário, acadêmico e do ativismo social: o poeta João de Jesus Paes Loureiro e a professora e Zélia Amador de Deus.
 
De acordo com os organizadores, a população das regiões sul e sudeste paraense pode esperar uma intensa maratona de diálogos, trocas de experiências, acesso às publicações editoriais, mesas de debate sobre o papel da educação, a importância dos alunos na produção literária, além de muita música e arte, tendo como protagonista de todo o evento a própria população.
 
O Festival em números - Instalado em área de aproximadamente 1.200m², o Festival terá 25 stands, com 100 editoras representadas e mais de 20 mil títulos expostos, e uma programação fortemente pautada na valorização da produção literária regional, reunindo obras produzidas em diversos municípios do Estado, com lançamento de livros, recitais de poesia, comercialização das publicações, entre outras atividades.
 
Nesta edição, os organizadores estimam receber cerca de 60 mil visitantes, alcançar mais de 30 mil participantes. Outra meta do evento literário é gerar negócios no mercado livreiro local e nacional, movimentando recursos em torno de R$ 1,5 milhão, além de gerar cerca de 200 empregos diretos.
 
Serviço:
O 1º Festival Literário de Parauapebas, como parte das ações da 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes é uma realização da Prefeitura Municipal de Parauapebas em parceria com o Governo do Pará por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e acontece de 11 a 15 de setembro, na Praça de Eventos da cidade. A entrada é gratuita, com visitação de 10 às 22h.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
-

O que mais você gostou no Círio 2021

0%
5.3%
52.6%
31.6%
10.5%