02/02/2021 às 10h00min - Atualizada em 02/02/2021 às 10h00min

Confira quatro pontos de atendimento a casos leves da covid-19 em Belém

As unidades ficam no Hangar e Mangueirão, a UBS da Pedreira e a URE do Reduto

Agência Pará
Com edição do Belém.com.br
Confira abaixo o horário de funcionamento de cada unidade. (Foto: Marcelo Ceabra/Agência Pará)
    
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), mantém quatro postos de atendimento da Policlínica Itinerante em Belém, indicados para quem apresenta sintomas leves e moderados da Covid-19 ou de outras síndromes respiratórias gripais.

Retomado a partir de setembro do ano passado, o atendimento prossegue na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Pedreira, Unidade de Referência Especializada (URE) Reduto e nas unidades móveis no estacionamento do Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, e no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão. Nesses locais, as equipes atuam pela manhã e à tarde, sem que o paciente precise de encaminhamento.

O atendimento a casos leves e moderados ainda no estágio inicial da doença tem evitado o agravamento e a necessidade de internação hospitalar, contribuindo para o controle da Covid-19 no estado, explica o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho. “Ainda assim é importante que a população faça a sua parte ao manter as recomendações de distanciamento social, a higiene constante das mãos com álcool em gel e o uso da máscara”, enfatiza o secretário.

As policlínicas oferecem atendimento por demanda espontânea, já que o paciente não precisa ser encaminhado por outro médico. Basta apenas ir ao local portando um documento de identificação oficial. Lá, ele é encaminhado à triagem, onde é verificada a oxigenação do sangue e a pressão arterial. Caso haja necessidade, o paciente é encaminhado ao médico de plantão, que solicita os exames complementares e já fornece a receita com os medicamentos indicados para o tratamento dos sintomas. Todos os testes de RT-PCR são encaminhados ao Laboratório Central do Estado (Lacen). A equipe responsável liga para o paciente para buscar o resultado. 
 
Segurança
 
A Sespa assegura que quem procurar atendimento nas Unidades de Saúde da Pedreira e do Reduto não terá contato com os pacientes que realizam outro tipo de atendimento. Na URE Reduto, a entrada é isolada, realizada pela Avenida Manoel Barata, entre a Avenida Visconde de Souza Franco (Doca) e a Travessa Quintino Bocaiúva. Na UBS Pedreira, o serviço funciona no anexo ao prédio, localizado à esquerda da entrada principal, situada na Avenida Pedro Miranda.
 
Os atendimentos nessas duas Unidades são realizados de segunda a sábado, das 8 às 17 horas, com limite de 120 atendimentos por dia em cada unidade. Aos domingos, o atendimento inicia no mesmo horário, 8h, mas termina às 13h.
 
A unidade da Policlínica Itinerante no Estádio Mangueirão atende de segunda a sábado, das 8 às 17h, com limite de 250 atendimentos diários. Já a Policlínica Itinerante instalada no estacionamento do Hangar, com limite de 300 atendimentos diários, prossegue atendendo de segunda a sábado, das 8 às 17h, com entrada pelo estacionamento, pela Rua Brigadeiro Protázio.
 
Caso o paciente chegue a um desses locais e o limite de consultas já tenha sido atingido, deve ir a outro ponto de atendimento da Policlínica, procurar a mesma unidade no dia seguinte ou buscar atendimento em unidades de saúde do município, como as Unidades Básicas, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e prontos-socorros, que são a porta de entrada para a assistência à doença e os locais que devem ser procurados quando os sintomas forem mais graves, como falta de ar.
 
A Sespa também esclarece que a Policlínica Metropolitana, na Avenida Almirante Barroso, retomou seu perfil de atendimento ambulatorial em mais de 40 especialidades desde o dia último dia 2 de julho, e não mais recebe pacientes suspeitos de Covid-19, como ocorreu em maio e junho de 2020. 
   

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?