-
18/09/2019 às 10h18min - Atualizada em 18/09/2019 às 10h41min

Aumenta o número de profissionais que buscam atuação na área da saúde

Demanda faz com que categorias de saúde ganhem destaque ainda maior dentro do país

DINO
https://teto.com.br/
Foto: Walter Otto


A área da saúde é uma das mais visadas para atuação no mercado de trabalho, sendo também muito procurada por oferecer diversas opções de especialização e vasta oferta de vagas. Uma das principais razões que fazem essa área ter uma grande procura por profissionais capacitados reside no fato de que são necessários especialistas que mantenham a qualidade da saúde pública e privada.

Doenças crônicas e longevidade da população aumenta demanda por profissionais de saúde

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), aproximadamente 40% da população do país, o que significa quase 57,5 milhões de pessoas, apresenta uma doença crônica (não transmissível) pelo menos. Essas mesmas patologias são responsáveis por mais de 70% das causas de óbitos no Brasil.

A alta demanda por profissionais que prestem serviços à população doente faz com que categorias de saúde, como farmácia, enfermagem, nutrição, fisioterapia, psicologia, além da medicina, ganhem destaque ainda maior dentro do país. Desde já, quem pretende seguir carreira em uma dessas profissões deve saber que seu principal objetivo será garantir a saúde física e mental dos pacientes.

O papel da Saúde 4.0 na atuação dos profissionais

O conceito Saúde 4.0 surgiu de uma ampla concepção que une tecnologia e saúde em um mesmo universo. Nesse sentido, novos pilares surgem para sustentar a área da saúde. Dentre eles, é possível citar a computação em Nuvem e a Internet das Coisas (que se refere à ponte existente entre a rede mundial de computadores e itens utilizados no dia a dia).

Internet das Coisas

A Saúde 4.0 é muito importante dentro desse cenário de alta demanda por profissionais da área da saúde, já que prevê interconectividade entre máquinas e comandos, digitalização de dados, maior autonomia dos pacientes em relação ao próprio quadro e, principalmente, otimização do acompanhamento por parte dos médicos por meio de bancos de dados mais eficientes e softwares que permitem amplo acesso a todas as informações pertinentes.

Computação em Nuvem

A computação em Nuvem já é uma realidade para instituições de saúde que visam investir em maior tecnologia, permitindo aos profissionais acessar prontuários eletrônicos e laudos a partir de aplicativos para tablets e smartphones, bastando apenas estar conectado a uma rede de internet.

Essa tecnologia visa aumentar o bem-estar e a qualidade de vida de toda a população por meio da otimização dos serviços de saúde.

Novas demandas e tecnologias exigem mudanças estruturais e adequação dos móveis hospitalares

Pode-se dizer que os avanços na área da saúde, as demandas por mais profissionais e o surgimento de novas tecnologias mostram que o setor caminha a passos largos para o desenvolvimento. Agora, cabe às instituições acompanharem tais tendências e proverem as devidas adequações, sejam em processos internos, sejam na atualização dos móveis hospitalares de prédios e edifícios.

Os hospitais e clínicas precisarão se adaptar às mudanças do mercado como um todo, ora para a entrada de novos profissionais, aumentando o investimento em equipamentos, ora para o avanço tecnológico do setor.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
-

O que mais você gostou no Círio 2021

6.9%
6.9%
44.8%
31.0%
10.3%