20/09/2019 às 12h39min - Atualizada em 20/09/2019 às 12h39min

Inaugurado o maior hospital público do Pará

Abelardo Santos conta com 269 leitos e fica em Icoaraci, distrito de Belém

Jéssica Santana (estagiária, com revisão da jornalista Elck Oliveira DRT - 1847)
Jéssica Santana (estagiária do Portal Belém)
Os atendimentos já foram iniciados nesta sexta-feira (20) (Foto: Jéssica Santana)

Foi inaugurado nesta quinta-feira (19) o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, em Icoaraci. A unidade de saúde vai beneficiar todo o Estado, principalmente os distritos de Outeiro, Icoaraci e a região das ilhas, levando serviços de saúde para cerca de 35 mil habitantes. As obras iniciaram em junho de 2013 e visavam ampliar os serviços, oferecendo melhor qualidade na média e alta complexidade. O hospital foi inaugurado pelo governador do Estado, Helder Barbalho, juntamente com autoridades da capital e do interior do estado, além da população.
 
Com 28 mil metros quadrados de área construída, o Abelardo Santos oferecerá, nesta primeira fase, 269 leitos, sendo 150 de internação e 119 complementares, dentre os quais, 60 leitos em Unidades de Terapia Intensiva (20 pediátricos, 20 neonatais e 20 adultos) e 30 leitos em Unidade de Cuidados Intermediários (UCI Neonatal). Os atendimentos já foram iniciados nesta sexta-feira (20).
 
O hospital ainda avançará por outras duas fases, nas quais outros serviços serão disponibilizados para a população. "Em janeiro, será iniciado o atendimento em Nefrologia, com 25 máquinas de hemodiálise, que atenderá 150 pacientes em três turnos", explicou o secretário de Estado de Saúde, Alberto Beltrame.
 
Durante a inauguração, foi assinado pelos prefeitos presentes o pacto pela redução da mortalidade materna. "O Abelardo Santos será o primeiro hospital público do estado especializado para a saúde das mulheres paraenses", enfatizou o governador Helder Barbalho.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?