23/09/2019 às 13h56min - Atualizada em 23/09/2019 às 15h39min

Políticas de segurança e saúde do trabalho ganham força no dia a dia de empresas

A prevenção e antecipação dos riscos de acidentes são prioridades para garantir o cuidado com os funcionários.

DINO
https://www.pernod-ricard.com/en


A manutenção da segurança no ambiente de trabalho tem feito com que cada vez mais empresas promovam políticas e ações em prol do cuidado com os seus funcionários. Para se ter ideia da importância desse assunto, um levantamento divulgado pelo Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostrou que, entre 2012 e 2018, o Brasil registrou 4,5 milhões de acidentes de trabalho, resultando em 16,4 mil mortes. A informação é preocupante e tem colocado grandes organizações no foco do debate.

Na contramão desses dados, a Pernod Ricard, multinacional francesa de bebidas, é uma das empresas que se anteciparam a esse movimento de segurança corporativa. A companhia tem investido forte nos últimos anos para manter o bem-estar dos seus funcionários. Como fruto desse esforço, a fábrica da empresa, em Resende (RJ), região do Sul Fluminense, atingiu o marco de estar há mais de 2000 dias sem acidentes com afastamento.

“Temos orgulho de todas as iniciativas que desenvolvemos e que, de alguma forma, beneficiam nossos funcionários. Nesse sentido, um dos destaques é o quanto somos cuidadosos com a segurança no ambiente de trabalho, especialmente nas nossas fábricas, onde os riscos são inerentes a uma planta fabril. Para nós, é prioridade a integridade física dos colaboradores”, afirma Sirley Lima, Diretora Jurídica e de Recursos Humanos da Pernod Ricard Brasil.

O desenvolvimento de iniciativas com foco em segurança do trabalho já tem gerado reconhecimento público para a Pernod Ricard. A companhia foi a vencedora, este ano, do prêmio “As Melhores Empresas Para Trabalhar no Rio de Janeiro”, da consultoria Great Place to Work (GPTW).

Para manter os riscos perto de zero, a empresa adota uma estratégia que engloba oito aspectos, incluindo programas de treinamento, projetos de antecipação de riscos, visitas técnicas e até um grupo de WhatsApp criado para líderes e operadores compartilharem dicas de prevenção de acidentes e segurança, com vídeos, fotos e pesquisas públicas.

“Segurança é um valor que está incorporado na nossa cultura, nas rotinas da operação e em nossos treinamentos de conscientização e prevenção de acidentes. Buscamos transmitir o conteúdo técnico de forma lúdica e abordagem prática. Desta forma, há um maior engajamento e envolvimento do time”, explica Fabricio Barcelos, Supervisor de Segurança e Meio Ambiente da Pernod Ricard em Resende.

De acordo com a empresa, todas essas ações precisam passam por avaliações para aperfeiçoamento contínuo. Ainda mais porque, recentemente, o governo federal alterou três normas regulamentadoras (NRs) de segurança e saúde do trabalho. Até o final do ano a expectativa é que mais 10 NRs sejam debatidas pela comissão do Ministério da Economia formada para tratar do assunto.


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?