28/04/2021 às 18h30min - Atualizada em 28/04/2021 às 18h30min

Matrículas abertas para a Educação de Jovens, Adultos e Idosos, em Mosqueiro

É no ambiente escolar que a comunidade encontra ações de incentivo

Agência Belém
Com edicão do Belem.com.br
As escolas da rede municipal em Mosqueiro têm uma relação muito próxima com as comunidades (Foto: Divulgação/Ascom Semec)
           
Já estão abertas as matrículas na modalidade de ensino Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai), na ilha de Mosqueiro. A modalidade é destinada a garantir os direitos educacionais de pessoas com 15 anos ou mais e que não tiveram acesso ou interromperam  os estudos antes de concluir a educação básica em tempo hábil.

Este ano, ex-alunos da modalidade estão colaborando para o processo de conquista de novos alunos na faixa etária superior a 50 anos, onde a maioria acredita não ser mais possível estudar, seja pelo desafio do ensino remoto ou pela falta de recursos.

Para aproximar a comunidade escolar, a Secretaria de Educação (Semec), por meio da direção da Escola Remígio Fernandez, realiza nesta quarta-feira (28), às 18h, a live Conexão Ejai-Ilhas pela plataforma Google Meet.   

 
Três escolas municipais estão com o processo de matrículas: Abel Martins da Silva, Remígio Fernandez e Donatila Lopes. A escola Abel Martins da Silva conseguiu driblar esse desafio distribuindo mais de trezentos questionários nas comunidades dos bairros de Carananduba, São Francisco e nos assentamentos rurais, se utilizando da própria rede de estudantes. A descoberta foi que pescadores artesanais, domésticas, agricultores familiares, pedreiros e trabalhadores informais tinham receio da exclusão, por isso não voltavam a estudar.
 
Família

As escolas da rede municipal em Mosqueiro têm uma relação muito próxima com as comunidades do entorno. É no ambiente escolar que a comunidade encontra ações de incentivo e valorização do cidadão. Segundo a diretora da escola Abel Martins, Graci Nery de Melo Peralta, a escola tem 1.011 alunos e 78 servidores, uma imensa família que caminha junto com a escola. “Nós temos muito orgulho da nossa comunidade e do resultado do nosso trabalho”, afirma.
 
Serviço
Nesta quarta-feira, 28, a Secretaria Municipal de Educação (Semec), por meio da direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Remigio Fernandez, realiza às 18h, a live Conexão Ejai-Ilhas. O evento será transmitido pela plataforma Google Meet, com a temática Educação de Jovens, Adultos e Idosos – um debate urgente e necessário. A mediadora será Luciana Matias, mestra em educação pela Universidade do Estado do Pará (Uepa). 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?