06/05/2021 às 14h00min - Atualizada em 06/05/2021 às 14h00min

CIIR alerta sobre riscos do uso irracional de medicamentos

Assistência farmacêutica contribui para a reabilitação do usuário

Agência Pará
Com edição do Belem.com.br
Mais de 50% de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ou vendidos de forma inadequada. (Foto: Freepik)
               
Dados do Conselho Federal de Medicina indicam que 77% dos brasileiros fazem o uso de medicamentos sem qualquer orientação médica. Neste momento de pandemia, principalmente, a automedicação levanta preocupações em órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sobre os riscos reais dessa prática, que pode causar reações graves, inclusive óbitos. O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) faz alerta sobre os perigos da automedicação e uso inadequado de medicamentos.


Riscos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 50% de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ou vendidos de forma inadequada. Além disso, metade de todos os pacientes não faz uso dos medicamentos corretamente. “Isso pode mascarar doenças ou condições de saúde mais graves, como por exemplo, uma dor de cabeça recorrente, que pode estar associada à hipertensão”, explica Paulo Gabriel Gomes, 
farmacêutico Clínico e presidente da Comissão de Farmácia e Terapêutica do CIIR.

Nos medicamentos antimicrobianos, o risco está também no surgimento de bactérias cada vez mais resistentes, aumentando a necessidade de internações e, por vezes, limitando as alternativas de tratamento. “A automedicação pode levar a intoxicação por medicamentos, agravamentos de doenças, alergias e a morte", alerta o farmacêutico.

Atendimento

No CIIR, o uso racional de medicamentos é orientado por meio do Ambulatório de Consulta Farmacêutica voltado para o atendimento dos usuários em reabilitação na Unidade. Durante as consultas são identificados problemas relacionados aos medicamentos que impactam na evolução da reabilitação do usuário.

Durante as consultas, caso sejam percebidas interações medicamentosas em que há necessidade de intervenções, é feita a comunicação diretamente com os médicos de referência no CIIR, possibilitando que o usuário tenha o medicamento prescrito da forma mais adequada, pelo período e doses corretos. 

A atenção farmacêutica desenvolve um acompanhamento sistemático da terapia medicamentosa utilizada pelo indivíduo, que busca avaliar e garantir a necessidade, a segurança e a efetividade no processo de utilização de medicamentos.

Serviço
Os usuários podem ter atendimento exclusivamente por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde, via Sistema de Regulação (Sisreg). O CIIR está localizado na Rodovia Arthur Bernardes, 1000. Mais informações: 4042-2157/58/59.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?