07/05/2021 às 10h00min - Atualizada em 07/05/2021 às 10h00min

Cemitérios recebem ações de limpeza e revitalização para o Dia das Mães

O horário de funcionamento no sábado e domingo será de 7h até 16h

Agência Belém
Com edição do Belem.com.br
Devido a pandemia é importante evitar todo tipo de aglomeração (Foto: Ascom/Seurb)
           
Uma ação de limpeza e revitalização foi realizada nos cemitérios administrados pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) para disponibilizar um ambiente com mais conforto aos familiares durante as visitas aos cemitérios por ocasião do Dia das Mães. 
 
Os serviços de roçagem, capinação, retirada de entulho e lixo nas alamedas e arredores de sepulturas começaram em março e foram concluídos no mês passado no cemitério Santa Izabel, onde é esperado o maior movimento de público: cerca de 35 mil pessoas, de sábado a domingo.
 
A recomendação da Prefeitura de Belém é que a população evite se deslocar aos cemitérios. Afinal ainda estamos em meio a uma pandemia. Por isso, é importante evitar todo tipo de aglomeração, especialmente nos cemitérios.
 
Icoaraci - No cemitério público do Tapanã, administrado pela Agência Distrital de Icoaraci, as equipes de limpeza também atuaram com os serviços de raspagem, capinação e a retirada de sepulturas antigas, para deixar o local pronto para as visitações. O horário de funcionamento no sábado e domingo será de 7h até 16h.
 
Distritos – Os três cemitérios públicos de Mosqueiro, São José (Vila), Santa Maria (Carananduba) e Santo Odorico (Baía do Sol), também receberam ação de limpeza. O horário de funcionamento dos cemitérios em Mosqueiro, para o final de semana do Dia das Mães, também será das 7h às 16h.
 
Ordenamento - Os trabalhadores informais, que atuam com as vendas de velas, flores e demais artigos para homenagear as mães, estão sendo organizados, desde o início desta semana, pela Secretaria Municipal de Economia (Secon), já que a recomendação da Prefeitura de Belém é de que as visitações nos cemitérios públicos da capital não sejam concentradas apenas no domingo das mães, com o objetivo de evitar aglomerações.
 
Segurança - A Guarda Municipal vai reforçar a patrulhamento dos cemitérios de Belém e distritos. O órgão montou um esquema de segurança para o sábado, 8, e domingo, 9.
 
Trânsito - Para garantir o fluxo de trânsito e a segurança aos pedestres, no domingo, 9, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) atuará no ordenamento de trânsito no entorno do cemitério de Santa Isabel. 
 
A avenida José Bonifácio, entre as ruas dos Caripunas e Paes e Souza, terá sentido único. Entre às 9h e 17h, os ônibus com destino ao Santa Izabel serão desviados para a travessa Castelo Branco com a rua dos Caripunas.
 
Agentes de trânsito e transporte também estarão atuando nos principais cemitérios municipais da região metropolitana, como o de São Jorge, do Tapanã e de Icoaraci.
 
Cuidados - Para prestar homenagem ao ente querido será necessário seguir todas as medidas de proteção contra a Covid-19, tais como a utilização obrigatória de máscara, álcool em gel e o distanciamento social. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) orienta as pessoas que apresentarem sintomas gripais ou se enquadrem no grupo de risco, que evitem a ida aos cemitérios. 
 
Serviço
No sábado, 8, e no domingo, 9, as portas dos cemitérios públicos - Santa Izabel, no Guamá, e São Jorge, na Marambaia - abrem às 7h e fecham às 16h. No cemitério de Santa Izabel, não será celebrada a tradicional missa das 7 horas.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?