21/05/2021 às 08h23min - Atualizada em 21/05/2021 às 08h23min

Dia de vacinação para pessoas com deficiência permanente

A Sesma estima de 10 mil PCDs sejam imunizados contra a Covi-19

Agência Belém
Com edição do Belem. com.br
A vacinação de pessoas com deficiência permanente, nascidas nos anos de 1962 a 1981(Foto: Divulgação/STF)
            
A Secretaria Municipal de Belém (Sesma) iniciou, na última quinta-feira, 20, a vacinação de pessoas com deficiência permanente, nascidas nos anos de 1962 a 1981. 
 
A imunização para esse grupo prioritário prossegue, nesta sexta-feira, 21. Nesses dois dias, a Sesma estima de 10 mil PCDs sejam imunizados contra a Covi-19, em Belém.
 
O diretor de Vigilância à Saúde da Sesma, Claúdio Salgado, explicou que é importante vacinar esse grupo. "Essas pessoas são suscetíveis à doença. Para elas a Covid-19 pode mostrar sua versão mais grave", disse. De acordo com o diretor, o quanto antes as autoridades de saúde conseguirem imunizá-los, vai se diminuir a possibilidade deles adoecerem. "Agora, o nosso objetivo é descer ainda mais a idade, que parou nos 40 anos.”  
 
O publico-alvo desta fase são pessoas com: limitação motora, que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; grande dificuldade ou incapacidade de ouvir; grande dificuldade ou incapacidade de enxergar; e alguma deficiência intelectual permanente, que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola ou brincar.
 
Segunda dose - Na última quinta-feira, 20, foi dia da segunda dose para os renais crônicos, que estejam fazendo diálise; para os indivíduos que fizeram transplantes de rim; pessoas com síndrome de Down; quem tem fibrose cística; pacientes de esclerose lateral amiotrófica e esclerose múltipla.

Serviço
A Sesma disponibilizou 17 postos de vacinação para esta fase. Entre os locais mais movimentados estavam a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais(APAE), Universidade da Amazônia(Unama) e Aldeia Cabana de Cultura Amazônica Davi Miguel.


 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?