04/06/2021 às 09h12min - Atualizada em 04/06/2021 às 09h12min

Chuva e calor intenso marcam a chegada do verão amazônico

Nesta fase, a temperatura deve chegar a 35ºC, segundo a Semas

Agência Pará
Com edição do Belem.com.br
Chuva e calor intenso marcam a chegada do verão amazônico (Foto: Bruno Cecim/Agência Pará)

        

O mês de junho chegou anunciando a proximidade do verão amazônico. Os paraenses já têm percebido que a chuva continua forte, principalmente em municípios do norte do estado, onde a precipitação segue em volumes ainda acima do normal. Ao mesmo tempo, o calor tem se tornado cada vez mais intenso, alcançando temperaturas de 35ºC, com mínimas entre 22ºC e 24ºC. Os dados são do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas).

 

Nos municípios da Região Metropolitana de Belém (RMB) e em áreas das regiões Nordeste, Marajó, Baixo Amazonas e Calha Norte, são esperados níveis de chuvas entre normal e acima do normal, que devem cair, principalmente, no início da noite.

 

Ainda segundo a Semas, o clima segue atrelado às situações do oceano Atlântico: na RMB, o total mensal de chuva deve variar entre 180 e 240mm, valores acima do normal para o mês de junho. No norte do estado, a média chega a 150mm. Na porção central, são esperados valores entre 50 e 150mm, com consequente aumento da temperatura máxima, que pode chegar a 37ºC. Já no sul do Pará, o período seco já se encontra estabelecido desde o mês passado, e a tendência é que perdure ao longo de junho, com volume de chuva entre 10mm e 50mm e temperatura máxima de até os 38ºC.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?