02/08/2021 às 10h00min - Atualizada em 02/08/2021 às 10h00min

Zoonoses oferece serviços gratuitos de castração e vacinação de animais

Controle populacional de animais de rua é questão de saúde pública

Agência Belém
Com edição do Belem.com.br
Zoonoses oferece serviços gratuitos de castração e vacinação de animais (Foto: Joyce Ferreira/Comus)

          

Segundo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o controle populacional de animais de rua é um assunto de saúde pública, pois incide diretamente sobre o combate às doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas.

 

Os patógenos podem ser bacterianos, virais, parasitários ou podem ainda envolver agentes não convencionais e se espalhar para os humanos por meio do contato direto ou através de alimentos, água ou meio ambiente.

 

Serviços gratuitos

 

Para combater e prevenir os problemas decorrentes do crescimento populacional dos animais de rua, o CCZ  conta com o projeto “Animal comunitário”, que visa capturar, vacinar e castrar animais que ficam em locais públicos. Após isso, os animais são devolvidos para o ambiente de origem com uma coleira plástica: os machos com coleira azul e as fêmeas com a amarela. Dessa maneira, a população tem como saber que aquele animal está vacinado e castrado.

 

O CCZ também realiza a castração dos animais de estimação, a partir de um cadastro feito previamente por meio do número (91) 33442350. Antes da cirurgia, os animais passam por uma avaliação de saúde geral e devem seguir as orientações do processo pré-operatório. Uma vez que o pet é considerado apto à cirurgia, seus donos preenchem uma ficha avaliativa e de responsabilidade. Após o procedimento, o animal pode ir para casa, já acordado, dando continuidade aos cuidados pós-operatórios.

 

Outros serviços

 

O Centro de Zoonoses também trabalha com a doação de animais. Atualmente, são 220 animais para adoção, entre cachorros e gatos. Todos os já vacinados, castrados e microchipados.

 

O CCZ não trabalha com o atendimento a denúncias de maus-tratos contra os animais, mas orienta que a população denuncie casos do tipo junto à Delegacia do Meio Ambiente (Dema), por meio do número 181.

 

Serviço:

Controle populacional de animais

Contato do Centro de Controle de Zoonoses: (91) 33442350

Horário: de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h

Endereço: Rodovia Augusto Montenegro, Km 11 em frente ao depósito da Y.Yamada Bairro: Icoaraci


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?