A exposição segue até 31 de outubro. (Foto: Ascom/DFN)
A beleza estética e artística que envolve a grande festa religiosa do povo católico paraense, o Círio de Nazaré, reúne simbologias que também explicam essa magnífica manifestação que reúne milhares de pessoas nas ruas de Belém, no mês de outubro.
É com esse propósito de contar um pouco dessa história que o Castanheira Shopping apresenta, no lounge do 2º piso, a bela exposição “Vitrais e Mantos do Círio de Nazaré”, que reúne reproduções dos vitrais da Basílica Santuário e três mantos oficiais que já cobriram a imagem da Virgem de Nazaré, durante a procissão religiosa.
“A exposição foi concebida para apresentar ao público obras de arte e símbolos sagrados, pertencentes à Basílica de Nazaré.”, explica a professora Rosa Arraes, curadora da mostra. “Os vitrais fazem parte do acervo da atual Basílica Santuário de Nazaré, cuja construção, iniciada em 1909, está localizada no lugar onde foi encontrada a imagem da Santa.”, completa.
Com projeto arquitetônico desenhado pelo arquiteto italiano Gino Coppedè, inspirado na Basílica de São Paulo Extramuros, de Roma, a Basílica Santuário de Nazaré tem decoração característica do embelezamento de templos católicos, com destaque para as técnicas e materiais que revelam a beleza estética do lugar e que tanto agradam todos que lá entram.
A mostra apresenta reprodução de dez dos cinquenta e quatro vitrais franceses existentes na Basílica, especificamente os que contam a história do Círio de Nazaré. E a história dos mantos revela mais uma face deste símbolo que é sempre um dos mais festejados pelos paraenses.
“Segundo a tradição, a imagem da Santa trajava um manto quando foi encontrada pelo caboclo Plácido. E esta tradição foi mantida ao longo dos anos pelos fiéis, transformando-se em um símbolo do Círio. Os belos mantos são apresentados para conhecimento e deleite de todos que visitarem a exposição.”, destaca a curadora.
A Exposição “Vitrais e Mantos do Círio de Nazaré”, até 31 de outubro/21, no lounge do 2º piso do Castanheira Shopping (BR-316 – Km 01 - S/N). Aberta para visitação de segunda a sábado, das 10h às 22h; e aos domingos, das 14h às 22h.