12/11/2021 às 15h00min - Atualizada em 12/11/2021 às 15h00min

Círio de Nazaré é revalidado como Patrimônio Cultural do Brasil

A decisão se deu em reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural

Ascom/Iphan
Com edição do Belem.com.br
A divulgação foi publicada na manhã de quarta-feira (11). (Foto: Reprodução/João Canto)
                                                                        
O Círio de Nazaré teve o título de Patrimônio Cultural do Brasil revalidado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A decisão foi tomada durante a 98ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. A revalidação envolveu comunidades detentoras, pesquisadores e instituições que ajudaram a compreender as mudanças pelas quais o bem cultural passou desde que foi registrado em 2005.

Para a revalidação do título de Patrimônio Cultural do Círio de Nazaré, o Iphan elaborou, em parceria com organizações diretamente envolvidas e pesquisadores, o parecer de revalidação. O documento faz uma comparação entre o ano em que o Círio foi registrado, e os anos posteriores, identificando transformações e continuidade em aspectos culturalmente relevantes ou empecilhos à sua reprodução. O parecer também reúne recomendações e encaminhamentos para o processo de salvaguarda do Círio de Nazaré.

Brasil e Mundo 

Uma das principais transformações foi o aumento do número de participantes das celebrações, sejam turistas ou devotos. De 2009 a 2019, o total de turistas passou de 35 mil a 83 mil, segundo levantamento da Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur) e Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Ainda segundo o Dieese, nos últimos anos, o Círio movimentou anualmente cerca de dois milhões de pessoas vindas do interior do Pará, de outros estados e do exterior.

Outra mudança apontada pelo parecer foi a inclusão de novas procissões à festa do Círio. Uma delas foi a Ciclorromaria, criada ainda naquele ano, e que ocorre no sábado anterior à grande procissão. O parecer também cita as Festas de Aparelhagens, grandes estruturas de luz e som cujo reportório é composto principalmente pelo gênero tecnobrega, que se pulverizam na época do Círio em Belém, conectando-se aos festejos nazarenos. 

Durante 30 dias, o parecer de revalidação passou por consulta pública para a população pudesse opinar sobre o processo. As manifestações sobre o parecer foram enviadas à Câmara Setorial do Patrimônio Imaterial para subsidiar a avaliação do bem registrado. A Câmara, por sua vez, manifestou sua decisão favorável à reavaliação do bem e, por fim, o processo foi encaminhado ao Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, que decidiu pela Revalidação do Título de Patrimônio Cultural do Brasil dos bens.

A revalidação de um bem cultural registrado pelo Iphan acontece pelo menos a cada dez anos, de acordo com o Decreto nº 3.551/2000, que institui esse instrumento de proteção. Os processos de revalidação não têm o objetivo de destituir o título de Patrimônio Cultural do Brasil de um bem registrado pelo Iphan. Isso só acontecerá, em hipótese remota, se os próprios detentores assim desejarem. Durante a revalidação, as comunidades detentoras são convocadas a participar de todas as etapas do processo e a elaborar o Parecer de Reavaliação.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?