14/12/2021 às 14h30min - Atualizada em 14/12/2021 às 14h30min

Deficientes visuais têm acesso a serviços na Biblioteca Arthur Viana

Seção Braille oferece diversos recursos de acessibilidade

Agência Pará
Com edição do Belem.com.br
Espaço funciona de segunda a sexta-feira. (Foto: Jader Paes/Agência Pará)
                 
A seção Braille da Biblioteca Pública Arthur Vianna, em Belém, oferece uma série de serviços gratuitos voltados a pessoas com deficiência visual, como inscrições em concursos, cursos e vestibulares, oficinas em Libras Tátil, entre outros.

Há 47 anos, a seção funciona como um espaço de referência para deficientes visuais, viabilizando o acesso ao conhecimento, além de um espaço de convivência, troca de experiências e de prestação de serviços essenciais.

Novidade para 2022

De acordo com a coordenação da Biblioteca Arthur Vianna, em 2022, os deficientes visuais contarão com uma nova ferramenta no espaço: a OrCam MyEye. Serão 12 dispositivos portáteis de visão artificial que permitirão às pessoas com deficiência visual compreender texto e identificar objetos por meio de feedback de áudio, descrevendo o que não conseguem ver.

Confira a relação de serviços oferecidos atualmente:

Digitalização de textos com acesso por meio de computadores, via Sistema Dosvox (sistema computacional baseado no uso intensivo da síntese de voz);

Impressões em Braille e negro;

Envio de textos digitalizados para o e-mail dos usuários, escaneamentos e cotejamentos, formatação de textos em geral;

Consulta local ao acervo bibliográfico e multimídia;

Realização de inscrições em concursos, cursos e vestibulares e outros, além de acesso e preenchimento de formulários e cadastros, pesquisas rápidas que não podem ser feitas pelo Dosvox;

Verificação de notas e aprovações (Enem, Sisu, concursos);

Oficinas em Libras Tátil (Língua Brasileira de Sinais), para facilitar a comunicação entre deficientes visuais e auditivos.

A seção Braille da Biblioteca Arthur Viana funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h. Mais informações no contato: (91) 3202-4310.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?