25/12/2021 às 17h00min - Atualizada em 25/12/2021 às 17h00min

UFPA Capanema abre inscrições para cursinho pré-vestibular

Inscrições vão até o dia 26 de dezembro

Redação Belem.com.br
Com informações da Ascom UFPA
O Projeto conta com aproximadamente 30 profissionais. (Foto: Nailana Thiely)
                        
O Projeto de Extensão do Campus da UFPA de Capanema, Cursinho Popular Prof. Dr. Horácio Schneider (CPHS), abre inscrições para nova turma de discentes no cursinho pré-universitário de 2022. Com o objetivo de atender estudantes em vulnerabilidade social da região de Capanema, o Projeto oferta aulas de Matemática, Português, Literatura, Redação, Inglês, Espanhol, Geografia, Química, Biologia, Sociologia, Filosofia, História e Física. Para participar, os interessados devem realizar inscrição até o dia 26 de dezembro, aqui.

O Cursinho Popular Prof. Dr. Horácio Schneider busca, por meio da oferta de aulas, ajudar estudantes a terem maiores possibilidades e oportunidades de acesso ao ensino superior.  Este ano foram disponibilizadas 50 vagas para alunos da região do município de Capanema, sendo 70% das vagas destinadas a discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

“A importância do Projeto CPHS ampara-se na própria razão da existência da universidade, que é a de transformar seu entorno por meio da Educação. Existe uma carência de ofertas de oportunidades de preparação ao ingresso no ensino superior sem investimento financeiro por parte do aluno interessado, então o movimento de inclusão destes alunos nos possibilita cumprir uma importante função social inerente à Instituição Pública. Há também o aspecto de que o Cursinho Popular permite aos alunos da UFPA, uma experiência monitorada de estágio e de desenvolvimento de competências didáticas. Mobiliza, ainda, a colaboração voluntária de egressos na composição do quadro docente e isso resulta em um ciclo virtuoso e retro alimentado que nos estimula a prosseguir ano a ano com o Projeto”, pontua Silvia Benchimol, coordenadora pedagógica do projeto.

O Projeto conta com aproximadamente 30 profissionais, dentre eles professores, monitores, secretário(a), profissionais externos e coordenadores, que dedicam-se a atender e ajudar os estudantes participantes durante 3h de aula diárias, de segunda a sábado.  Dada a condição restritiva de acesso aos recursos de tecnologia que caracteriza o perfil da maioria dos candidatos, as aulas ocorrerão no formato presencial, no Campus Capanema, seguindo as medidas de biossegurança impostas para o acesso ao Campus.

Seleção

O processo seletivo será disponibilizado para alunos de  escolas públicas em situação de vulnerabilidade e alunos  bolsistas de instituições privadas das regiões próximas ao Campus de Capanema. Após a inscrição, que deve ser feita de maneira virtual, até o dia 26 de dezembro, o processo de seleção contará com três etapas: seleção de  perfis dos alunos, preenchimento do questionário socioeconômico, e entrevista facultativa, que poderá ser online ou presencial, de acordo com a decisão da coordenação do projeto.

Para saber se você cumpre todos os requisitos para ingressar no Projeto, acesse o edital disponibilizado pelo Campus de Bragança.

Serviço
Inscrições para o Cursinho Popular Prof. Dr. Horácio Schneider (CPHS)
Data: até dia 26/12/2021, aqui.
Edital completo aqui


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?