A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, informa que a praça Batista Campos já recebeu visita técnica de equipe intersetorial da Prefeitura de Belém, secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma), Urbanismo (Seurb), Saneamento (Sesan) e já está em curso a finalização do Plano de Ação para intervenção nos lagos da praça, que passam por limpeza, reparo de rachaduras, para que possam ser retomados os níveis de água.
No dia 9 de fevereiro deste ano, a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) realizou lavagem e recuperação de todo o calçamento da praça Batista Campos, considerada uma obra de alta complexidade e concluída pela Secretaria.
Os especialistas da Semma também já repassaram orientação à Associação de Amigos da Praça Batista Campos para que não coloquem peixe pirarucu nos lagos, considerando que aquele espaço não é um criadouro apropriado para essa espécie.
Segundo veterinários do Bosque Rodrigues Alves, esses peixes precisam de cuidado e alimentação regulares. Do contrário, se tornam predadores de outras espécies, como vem acontecendo nos lagos da Praça Batista Campos.
A Prefeitura de Belém, por meio dessa ação intersetorial, já realizou reformas nas praças da cidade e outras estão prestes a serem entregues à população completamente reformadas, inclusive, em outros distritos.
Duas delas são as praças no bairro da Marambaia, no conjunto Gleba I e a praça Helena Dias, localizada no bairro do Jurunas. Além das praças no bairro de Fátima, da Pratinha, entre outras. A praça Sônia Maria Frazão, no conjunto Gleba II recebe paisagismo da Semma.
Com as parcerias público-privadas, em breve, a Prefeitura de Belém vai entregar as reformas das praças Waldemar Henrique, em parceria com o Hospital Cyntia Charone, e do Barão do Rio Branco, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).