22/03/2022 às 10h15min - Atualizada em 22/03/2022 às 10h15min

Moradores de Marituba são contemplados por oficinas na UsiPaz

Serão ofertadas mais de 300 vagas, distribuídas entre oito cursos e oficinas

Com edição do Belem.com.br
Agência Pará
Além da Seduc, mais de 35 instituições do Governo do Estado vão disponibilizar capacitações e serviços. (Foto: Marco Santos / Ag. Pará)

                                                                                           
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), vai ampliar a oferta dos atendimentos educacionais prestados à população de Marituba. A Seduc ofertará mais de 300 vagas, distribuídas entre oito cursos e oficinas, na
Usina da Paz, no município, localizada no bairro União. 


A Seduc vai disponibilizar na UsiPaz Nova União, em Marituba, aulas de reforço escolar de Língua Portuguesa e de Matemática, cursinho preparatório ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), curso livre de inglês, alfabetização para jovens e adultos, oficina de iniciação à leitura e escrita musical, além de atividades paradesportivas (beach tênis, natação e vôlei de areia) destinadas às Pessoas com Deficiência (PcDs).
 

“Este é um lindo projeto, que tem como um dos pilares a educação. Neste aspecto, a Seduc é a grande referência e, assim como na UsiPaz do Icuí-Guajará, em Ananindeua, e na Usipaz da Cabanagem, em Belém, vamos disponibilizar diversos serviços, cursos e oficinas para os moradores do bairro Nova União, em Marituba”, enfatizou a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga.


Espaço

O espaço resgata a cidadania e auxilia na redução da violência por meio da transformação social. Além disso, as Usinas da Paz se destacam como um modelo de política pública articulada e inovadora em todo o Brasil. Os complexos buscam  fortalecer os laços comunitários, de maneira integrada ao Programa Territórios Pela Paz (TerPaz).

Matrículas


As inscrições foram abertas nesta segunda-feira (21), de maneira presencial, diretamente na recepção da UsiPaz Nova União, em Marituba. A disponibilidade das vagas dependerá do fluxo das demandas para cada curso e oficina. É importante ressaltar que será necessário levar originais e cópias do RG, CPF e comprovante de residência, para que as matrículas possam ser efetivas no complexo de serviços.


Segundo a coordenadora do Seduc - TerPaz (em exercício), Mílvia O’ de Almeida, “nós, enquanto Seduc, acreditamos na educação que transforma. Dessa forma, compreendemos que esta iniciativa é de grande importância para toda a sociedade, porque são ações, cursos e oficinas que vão ser de forma permanentes neste local. A UsiPaz Nova União vai fomentar o conhecimento, capacitar a comunidade e fazer com que eles coloquem em prática toda a filosofia deste belíssimo projeto social”, destacou.


Além da Seduc, mais de 35 instituições do Governo do Estado vão disponibilizar capacitações e serviços aos moradores do município de Marituba, são eles: Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Fundação Cultural do Pará (FCP), Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), Fundação ParáPaz, entre outras.


Serviço


A UsiPaz Nova União está localizada na Passagem Bom Sossego, S/N, esquina com a Rua Dez de Janeiro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h; aos sábados, de 8h às 14h; e aos domingos, de 8h às 18h. Vale ressaltar que para ter acesso ao complexo de serviços é necessário apresentar o comprovante de vacinação contra a covid-19. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »