23/03/2022 às 09h58min - Atualizada em 23/03/2022 às 09h58min

Mosqueiro recebe ações de limpeza nas praias e canais

A "Operação Linha D’água" iniciou nesta terça-feira (22)

Com edição do Belem.com.br
Agência Belém
O distrito de Mosqueiro recebe ações de limpeza nas praias. (Foto: Agência Distrital de Mosqueiro)

                                                                                                
A Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Mosqueiro e Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), reforça os serviços de limpeza das praias, canais e igarapés da ilha para evitar alagamentos neste período de inverno amazônico, caracterizado por altas de marés e chuvas intensas, conforme alerta da Comissão de Defesa Civil Municipal.


A "Operação Linha D’água", que retira o lixo arrastado pelas marés, iniciou nessa terça-feira (22), nas praias do Farol e do Chapéu Virado. O trabalho, segundo os agentes de limpeza urbana, também consiste na coleta de sementes de andiroba e de fava grande, dois elementos que servem para fabricação de remédios e artesanatos.


“Apesar do trabalho duro, a gente recolhe as sementes para algumas senhoras que vêm buscar”, conta o agente Pablo Santos da Silva. “É gratificante saber que as chuvas e as marés também trazem remédio e fonte de renda para o ser humano. As pessoas deveriam pensar bastante na proteção do meio ambiente e não jogar lixo de plástico nas praias”, completa.


A Operação Linha D’água é realizada pelo Departamento Operacional da Agência Distrital de Mosqueiro e vai cobrir ao longo dos meses de março e abril toda extensão das praias da ilha.


Fenômeno das marés


O lixo recolhido vem com a força das marés. O agente Luis dos Santos, que há seis anos trabalha na limpeza pública, diz que nessa época do ano é natural o registro das marés altas, que arrastam muitos resíduos dos manguezais, como pequenos troncos de árvores, galhos e sementes.


“Aqui em Mosqueiro, na praia do Porto Artur, o fenômeno da maré alta é muito bonito e em outros pontos a água sobe e alaga a avenida da orla, mas tá tudo bem porque é da natureza”, conta. “A gente aproveita pra recolher também as sementes”, complementa.


Canal

A operação de limpeza urbana também se estende às áreas de canais de Mosqueiro. O Kariacanga é maior deles com mais de dois quilômetros de extensão e corta vários bairros do distrito.


Desde o início das chuvas, o local recebe limpeza completa com retirada de mato e lixo. As áreas de pontes também são visitadas e os moradores orientados a não jogarem lixo nas áreas de extensão do canal por questões de saúde pública.


“Semana passada, levamos os agentes de endemias e técnicos para orientarem os moradores sobre a importância da coleta do lixo nos dias agendados e não jogar lixo na rua”, destaca o diretor operacional da Admos, o engenheiro João Albernaz.


A Secretaria Municipal de Saneamento mantém fiscalização nas áreas. Os agentes de limpeza fazem  serviços de coleta de entulhos, roçagem e capinação para manter Mosqueiro limpa e também educação ambiental, orientando os moradores e visitantes a manterem os locais limpos, não jogando lixo nas ruas, segundo explicam os fiscais da operação de limpeza da Sesan, Marcos Antônio e Aldenor França.


Maré alta

As águas de março e de abril são consideradas as mais altas do ano. De acordo com as tábuas de marés da Defesa Civil de Belém, Mosqueiro registrou nesta terça-feira, 22, uma alta de 3,4 metros e no final do mês, a maré chegará a 3,9 metros, ou seja, quase quatro metros no volume de águas. O mês de abril também vai manter a média de alta com tábua acima de três metros.


A Comissão de Defesa Civil Municipal alerta que Belém e região das ilhas estão sob alerta meteorológico grau laranja com fortes chuvas, marés altas e risco de alagamentos.


“Mosqueiro, além da chuva, tem as marés altas, mas a Prefeitura está fazendo um trabalho intenso para evitar inundações e nós esperamos que a população colabore com a limpeza pública por questões de segurança e saúde pública”, afirma a agente distrital de Mosqueiro, Vanessa Egla.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?