O Governo do Estado do Pará informou que os números de casos do coronavírus estão em queda em todo o Estado e, felizmente, sem pressão no sistema de saúde. Comparando janeiro com março deste ano, houve uma redução de 99% no número de casos de Covid-19, no Pará, graças ao avanço da vacinação.
Com a previsão de queda do contágio, com dados analisados pelo Comitê Científico da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), o Governo anunciou a não obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos, a partir desta terça-feira (29). A decisão respeita a autonomia dos municípios. Em lugares fechados a máscara continua necessária, por enquanto.
Situação Belém
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), informou que está mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras na capital, como medida de prevenção à covid-19, e será reavaliada ao longo do mês de abril.
Apesar da liberação do uso de máscaras em locais abertos pelo Governo do Estado, e do avanço da cobertura vacinal (82% com as duas doses na capital), a Sesma avaliou que a medida ainda se faz necessária, para conter o avanço do coronavírus.