06/04/2022 às 10h26min - Atualizada em 06/04/2022 às 10h26min

Pará recebe mais de 100 mil doses de vacinas contra a covid-19

O carregamento contem imunizantes de três fabricantes diferentes

Com edição do Belem.com.br
Agência Pará
Desde janeiro de 2021, o Estado já recebeu 15.250.765 doses de imunizantes contra o coronavírus. (Foto: Divulgação / Ag. Pará)

 

                                                                                            
Chegaram ao Estado do Pará, no início da tarde dessa terça-feira (5), 60 mil doses da vacina Janssen, 91.900 doses da Pfizer pediátrica e outras 60 mil doses de Astrazeneca, que serão utilizadas em todo o Estado para a prevenção da covid-19. 
As remessas foram enviadas pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, e os quantitativos serão encaminhados aos 144 municípios já nos próximos dias. Desde janeiro de 2021, o Estado já recebeu 15.250.765 doses de imunizantes contra o coronavírus. 

Após chegarem ao Aeroporto Internacional de Belém, localizado no bairro de Val-de-Cans, as doses foram encaminhadas ao Centro Estadual de Imunobiológicos (CEI), onde ficam armazenadas até a entrega aos 13 Centros Regionais de Saúde (CRS). Em seguida, são enviadas aos municípios por via terrestre, aérea e fluvial, com apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

O planejamento da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) inclui a distribuição das doses e dos insumos para todos os municípios. Cada um recebe as doses de acordo com o quantitativo populacional e a atual etapa de vacinação atingida.

Reforço

Diferentemente das outras vacinas contra a covid-19 oferecidas pelo Ministério da Saúde, o imunizante da Janssen é aplicado em dose única. O lote recém-chegado é destinado à aplicação de doses de reforço em adultos.

Em relação às doses da Pfizer pediátrica, serão destinadas às crianças de 5 a 11 anos, a título de primeira e segunda doses. 

Até o momento, no Pará, 1.151.403 crianças de 5 a 11 anos estão aptas à vacinação contra a Covid-19. Desse total, 279.169 crianças já tomaram a primeira dose, correspondendo a 24,25% desse público alvo, segundo dados contidos no Vacinômetro da Sespa e atualizados até cinco de abril. Entre os vacinados, 40.431 já foram imunizados com a segunda dose, correspondendo a 3,51%.

A respeito das doses da Astrazeneca, a Sespa recomenda que os municípios adotem estratégias que atendam quem precisa completar o esquema vacinal e a dose de reforço, sobretudo em adultos com mais de 18 anos.

A população pode acompanhar o andamento da campanha em todo o Estado na página do Vacinômetro.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?