03/05/2022 às 14h20min - Atualizada em 03/05/2022 às 14h20min

Projeto "Ciranda da Família" leva assistência a alunos com deficiência em Belém

O projeto conta com uma equipe multiprofissional de assistentes sociais e professores

Com edição do Belem.com.br
Agência Belém
O projeto auxilia estudantes com deficiência matriculados na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai). (Foto: Divulgação)

 

                                                             
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), executa o projeto "Ciranda da Família", promovido pelo Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes (Crie).


O projeto auxilia estudantes com deficiência matriculados na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai), promovendo encontros com rodas de conversas e compartilhamento de experiências, dinâmicas de grupo, escutas humanizadas, atendimentos sociais, orientações e encaminhamentos às redes de serviços socioassistenciais. 

''Com a finalidade de fortalecer laços entre família e escola, o propósito do projeto é empoderar familiares e alunos no processo de inclusão social e sua participação efetiva no espaço escolar e na sociedade como cidadãos e protagonistas da sua própria história'', explica a coordenadora do projeto e assistente social, Elaine Carvalho Alvarez.

Integração

O projeto conta com uma equipe multiprofissional de assistentes sociais e professores que atua no acolhimento diferenciado dos responsáveis dos alunos e dos próprios alunos matriculados na rede municipal de ensino de Belém.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Padre Leandro Pinheiro, localizada no Guamá, atende 301 estudantes entre deficientes e não deficientes. Atualmente, a unidade tem a maior demanda de alunos com deficiência: são 107 alunos matriculados.

''A assistência nas escolas busca oferecer um atendimento de qualidade para a permanência deste aluno com deficiência. Procuramos realizar o atendimento ouvindo as demandas da comunidade escolar por meio de um processo de diálogo'', afirma a técnica de referência da Ejai, Kamilla Sastre.


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