09/05/2022 às 10h58min - Atualizada em 09/05/2022 às 10h58min

Barco Hospital já atendeu mais de 250 mil ribeirinhos no Pará

O projeto começou em 2019 e já realizou mais de 50 expedições

Com edição do Belem.com.br
Agência Pará
Até o momento, já foram realizados cerca de 250 mil atendimentos. (Foto: Divulgação / Ag. Pará)

 

                                                                                                  
Em 2019, o Governo do Estado assinou um convênio com a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus para viabilizar a execução do projeto Barco Hospital Papa Francisco e São João Paulo II. O 
Barco Hospital tem como objetivo levar serviços de saúde para comunidades de difícil acesso localizadas nas regiões Sudeste e do Baixo Amazonas. Desde o início do projeto, já foram realizados cerca de 250 mil atendimentos entre consultas clínicas, realização de exames, procedimentos cirúrgicos e odontológicos. Além da distribuição de mais de 30 mil medicamentos e 46 mil refeições servidas.

Atualmente, as ações do Barco Hospital são coordenadas pelo Frei Afonso Obici, que demonstra satisfação com os resultados alcançados. “Como o projeto mescla uma unidade hospitalar e uma embarcação fluvial, podemos dizer que nossa iniciativa possui as dificuldades somadas das duas condições. Além disso, cada expedição possui particularidades pelos profissionais que temos disponíveis e cada comunidade possui carências e necessidades diferentes”, explicou.

Estrutura

O Barco Hosital tem 32 metros e conta com espaços para atendimentos clínicos, centro cirúrgico, sala de vacinação, laboratório de análise, sala de medicação, leitos de enfermaria, sala oftalmológica completa e diversos equipamentos para a realização de diagnósticos como raio-x digital, mamógrafo, ecocardiograma, ultrassom e eletrocardiograma.

O projeto conta com a participação voluntária de profissionais de saúde não só do Estado do Pará, como do Brasil. Em média, o Barco Hospital atua com 30 pessoas realizando atendimento da população, entre médicos, dentistas, enfermeiros e outros colaboradores. 

“O barco é muito importante porque através das expedições que ele realiza, leva atendimentos especializados para as comunidades ribeirinhas dos nossos municípios. Geralmente são comunidades muito carentes e de difícil acesso aos serviços de saúde. Então ele leva assistência a áreas muito remotas e contribui para que essas pessoas tenham acesso aos serviços do SUS de forma adaptada à nossa realidade geográfica”, avalia Aline Liberal, diretora do 9º Centro Regional da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), sobre a importância do projeto para o sistema de saúde da região.

Até o momento, foram 50 expedições realizadas, que atenderam comunidades ribeirinhas nos seguintes municípios: Óbidos, Juruti, Faro, Terra Santa, Oriximiná, Almeirim, Curuá, Alenquer, Prainha, Monte Alegre, Itaituba, Aveiro, Porto de Moz e Santarém.

Atendimento covid-19

Durante os períodos mais agudos da pandemia da Covid-19, o Barco Hospital foi de fundamental importância para o tratamento de saúde da população ribeirinha. Os atendimentos comuns do projeto foram temporariamente suspensos, com todas as atenções voltadas para os efeitos da pandemia na região.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?