21/05/2022 às 09h00min - Atualizada em 21/05/2022 às 09h00min

Trapiche de Cotijuba terá dois novos flutuantes até o final de junho

Com a medida visa preparar Cotijuba para receber o grande número de veranistas

Com edição do Belem.com.br
Agência Belém
Com previsão de entrega no final do mês de junho, as obras de instalação de dois flutuantes estão avançadas. (Foto: Ascom / Seurb)

 

                                                                                                   
Para garantir mais segurança e conforto para moradores e visitantes da ilha de Cotijuba, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), intensificou as obras de instalação dos dois novos flutuantes e rampas de acesso ao trapiche público da ilha. 


Com a medida, a Prefeitura começa a preparar Cotijuba para receber o grande número de veranistas que têm a ilha como destino nas férias de julho, no ápice do verão amazônico. 

“Modernizar e ampliar o acesso de barcos de pequeno, médio e grande porte à  Cotijuba é uma reivindicação antiga da população e comerciantes da ilha que dependem economicamente do fluxo de turistas e veranistas na ilha. Com essa intervenção nos flutuantes, nós acreditamos que reteremos um acesso seguro e confortável para atender a todo tipo de demanda”, garante o agente distrital de Outeiro, Maikem Souza, que também é responsável pela administração de Cotijuba.

Com previsão de entrega no final do mês de junho, as obras de instalação de dois flutuantes estão avançadas. São dois flutuantes, ligados por duas passarelas metálicas, uma de 12 metros de cumprimento por três de largura, que fará a ligação entre as estruturas dos dois flutuantes, e outra de 20 metros de cumprimento por três de largura que vai ligar os flutuantes ao trapiche. 

“Esses flutuantes têm sistema de atracação e amarração em estacas metálicas, que foram fixadas no fundo rio por meio de spud´s, que são bate-estacas que operam em situações como essa. As estacas precisam ser muito bem fixadas porque o rio nesse local tem profundidade de oito metros”, explica o engenheiro da Seurb, Marco Bessa, fiscal da obra.

Expectativa

Com a ampliação dos flutuantes, o objetivo é que o acesso à Cotijuba seja facilitado já que poderá receber várias embarcações ao mesmo tempo.

“Essa obra foi iniciada na gestão passada. Teve alguns problemas, mas, finalmente, conseguimos retomar e agora estamos finalizando, colocando em prática a determinação do prefeito de proporcionar segurança e conforto nas praias e ilhas de Belém, para que a nossa gente possa usufruir dessas belezas naturais, principalmente durante o veraneio no mês de julho”, disse o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »