02/06/2022 às 08h00min - Atualizada em 02/06/2022 às 08h00min

Palácio Antônio Lemos será totalmente reformado em menos de dois anos

O investimento para a revitalização do Palácio é de aproximadamente R$ 26 milhões

Com edição do Belem.com.br
Agência Belém
O prédio teve projeto original neoclássico datado de 1860, de autoria de José da Gama Abreu. (Foto: Janine Valente / Arquivo Ag. Belém)

                                                                                                                             
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), assina na tarde desta quinta-feira (2), às 18h, a Ordem de Serviço (OS) que autoriza a execução da obra de reforma do Palácio Antônio Lemos, localizado no bairro da Cidade Velha. A previsão de conclusão da obra é de 18 meses e será fiscalizada pela equipe do departamento de obras da Seurb.


O investimento para a revitalização do Palácio é de R$ 26.038.685,95, valor que vai ser revertido em serviços como reforma de piso, forro, parede, rodapés, bancadas, pintura, serralheria, rampas, esquadrias, instalações hidráulicas, instalações elétricas, hidrosanitarias e de combate a incêndio, sistemas eletrônicos e de telecomunicações, montagem de elevador comercial e demais serviços contemplados na planilha orçamentária.

“Nosso compromisso é entregar essa obra para Belém. Estamos trabalhando diariamente para que a Belém seja devidamente urbanizada e bem cuidada”, destaca o secretário de Urbanismo, Deivison Alves.

Histórico

O prédio teve projeto original neoclássico datado de 1860, de autoria de José da Gama Abreu. Em 1883, recebeu modificações feitas pelo arquiteto Antônio Landi, para servir de sede do Executivo Municipal.

Em 1911, o também conhecido “Palácio Azul” foi reformulado pelo então prefeito Antônio Lemos, que acrescentou revestimentos, mobília e objetos da moda europeia. No ano de 1994, o prédio, tombado pelo Patrimônio Histórico que servia de gabinete à Prefeitura de Belém, passou a abrigar também o Museu de Arte de Belém.


Obras de restauração 

Na atual gestão municipal, uma empresa especializada foi contratada para executar a primeira fase da obra, que consistiu na reforma e restauração da cobertura do prédio histórico em toda a extensão, esquadrias externas, calçadas do entorno e a pintura da fachada.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?