07/06/2022 às 15h39min - Atualizada em 07/06/2022 às 15h39min

Maniçoba e pato no tucupi tornam-se patrimônios culturais de natureza imaterial do Pará

A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), dessa segunda-feira (6)

Luiz Antonio Pinto - Redação Belem.com.br
A maniçoba e o pato no tucupi são patrimônios culturais de natureza imaterial do Estado do Pará. (Foto: Reprodução)

                                                                                                  
A maniçoba e o pato no tucupi são patrimônios culturais de natureza imaterial do Estado do Pará. A medida foi sancionada pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

A maniçoba se tornou patrimônio cultural de natureza imaterial pela Lei Estadual nº 9.601/2022, e o pato no tucupi por meio da Lei Estadual nº 9.606/2022. As regulamentações foram aprovadas pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) no último mês de maio.

 

O que é a maniçoba?

Com raízes na culinária indígena e tradicionalmente consumida no Estado do Pará, a maniçoba é um prato feito com folhas de mandioca triturada (maniva), carne de porco, embutidos e defumados, ela é conhecida como a "feijoada sem feijão" dos paraenses. Mas, apesar de ser um prato acessível, a receita de maniçoba precisa de cuidados especiais na hora do preparo. Caso contrário, ela pode ser altamente tóxica para o nosso organismo. Para conhecer um pouco mais sobre essa iguaria e saber como fazê-la em casa, dá uma olhada na matéria!

Feita com folha de mandioca triturada, a maniva passa por um cozimento de uma semana para eliminar o ácido cianídrico que a planta carrega, que é venenoso para a nossa saúde. Para fazer a receita é preciso comprar a maniva já cozida por pelo menos 72 horas e cozinhá-la por mais 8 horas antes do preparo do prato. Depois, deve acrescentar alguns pedaços de charque, toucinho, linguiça, costela, carne de porco e outros ingredientes típicos da feijoada.


Maniçoba, geralmente, é servida junto ao arroz branco. (Foto: Divulgação)

Maniçoba, geralmente, é servida junto ao arroz branco. (Foto: Divulgação)



O que é o pato no tucupí? 


Pato no tucupi é típico da culinária do Estado do Pará. O Pato no tucupi tem uma receita elaborada com jambu, uma erva característica da região do Norte brasileiro, e tucupi.

O tucupi, por sua vez, é um líquido de coloração amarelada cuja extração é feita a partir da raiz da mandioca brava. Além disso, o pato no tucupi tende a ser acompanhado de farinha d'água (mandioca) e arroz branco.

O pato no tucupi é um dos principais pratos da culinária do Pará. (Foto: Divulgação)

O pato no tucupi é um dos principais pratos da culinária do Pará. (Foto: Divulgação)

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?