21/06/2022 às 10h25min - Atualizada em 21/06/2022 às 10h25min

Brasil começa a aplicação da 4ª dose da vacina contra a covid-19

É preciso esperar um intervalo de 4 meses desde o primeiro reforço para receber a quarta dose

Redação Belem.com.br
Com informações da Agência Brasil
A partir dos 40 anos, a recomendação é para receber a terceira dose de reforço, ou seja, a quarta dose. (Foto: Shutterstock)

 

                                                                                                                                                                 
Começa, nesta terça-feira (21), no Brasil, a aplicação da segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 para as pessoas que tem a partir de 40 anos. É preciso esperar um intervalo de 4 meses desde o primeiro reforço para receber a quarta dose. O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, liberou, nessa segunda-feira (20), 


Para os trabalhadores da saúde, a quarta dose já está disponível para todos a partir dos 18 anos. O segundo reforço foi disponibilizado para as pessoas com 50 anos ou mais no dia 3 de junho. Até o momento, 43,3% do público alvo estimado na cidade recebeu a quarta dose, segundo os painéis da prefeitura. A terceira dose foi aplicada em 69,2% da população a partir dos 18 anos.

Recomendações

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, onde ocorreu a aplicação da vacinação nesta faixa etária, esclarece também que as pessoas que receberam a dose única da Janssen no esquema básico de vacinação precisam tomar duas doses de reforço, caso tenha de 18 a 39 anos.

A partir dos 40 anos, a recomendação é para receber a terceira dose de reforço, ou seja, a quarta dose. O intervalo é de 2 meses entre a dose inicial e o primeiro reforço e de 4 meses para os reforços seguintes. Podem ser utilizadas para o reforço as vacinas da Pfizer, Astrazeneca ou Janssen.


Quanto ao esquema básico de imunização contra a covid-19, ainda faltam 21% das crianças de 5 a 11 anos serem levadas para iniciar a vacinação, um total de 115,5 mil. Ao todo, 53% da população do município nessa faixa etária tomou as duas doses da vacina.a aplicação da quarta dose nesta faixa etária.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?