04/11/2019 às 10h10min - Atualizada em 04/11/2019 às 10h10min

Sistema BRT de Belém ganha ampliação

O Terminal Maracacuera abre suas portas e passa a receber não só os ônibus articulados do BRT, como também a chamada linha Troncal

belem.com.br
Agência Belém
O horário de atendimento do Sistema BRT passa a contar com terminais e estações funcionando das 6h às 23h30, de segunda-feira a sábado (Foto: Alessandra Serrão/Agência Belém)

A partir desta segunda-feira (4), o Sistema BRT Belém ganha uma série de novidades. O Terminal Maracacuera abrirá suas portas, não só para mais uma extensão de itinerário dos ônibus articulados do BRT, como também para receber a chamada linha Troncal, com ônibus padrão, veículos com capacidade de 83 passageiros, com portas dos dois lados que permitem que seja feito embarque e desembarque, não só nas paradas comuns, e também nos terminais e estações BRT. 
 
Estes veículos circularão inicialmente em duas linhas. A primeira delas, a Maracacuera - Presidente Vargas, vai do Terminal Maracacuera até o Terminal São Brás, pela canaleta exclusiva do BRT, e prossegue até a área da avenida Visconde de Souza Franco, pela pista comum. A outra linha, Tapanã - Ver-o-Peso, sai do bairro do Tapanã e entra na canaleta exclusiva no Terminal Tapanã, de onde segue até o Terminal São Brás, passa para a pista comum e faz itinerário até o Ver-o-Peso. Nos dois casos, o usuário paga uma única passagem. 
 
A etapa experimental ocorre sempre que um novo terminal é entregue à população. Esta fase já estava marcada para começar na última semana, porém, um incêndio em um poste situado na avenida Augusto Montenegro, às proximidades do conjunto residencial Nathalia Lins, danificou parte da rede de fibra óptica da área, utilizada para alimentar o sistema de controle de acesso de passageiros aos terminais e estações do BRT, adiando temporariamente o início da operação do terminal Maracacuera e das linhas BRT e troncal/alimentadoras.
 
O horário de atendimento do Sistema BRT passa a contar com terminais e estações funcionando das 6h às 23h30, de segunda-feira a sábado. Nesta etapa, as linhas troncais não acessarão o Terminal Mangueirão, garantindo mais conforto e velocidade a quem fez o embarque nos terminais Maracacuera e Tapanã.
 
Algumas linhas de ônibus começarão a ser transformadas em linhas alimentadoras, ou seja, elas vão do bairro de origem até o Terminal Maracacuera e retornam, não indo mais até São Brás ou ao centro de Belém. O usuário que estiver nessas linhas alimentadoras faz a integração no Terminal Maracacuera, podendo embarcar em ônibus BRT ou nas linhas troncais. O mesmo vale para o sentido inverso, com o usuário fazendo o transbordo de uma linha troncal ou da linha BRT para as linhas alimentadoras que seguem até os bairros.
 
A mudança começa pela linha Paricás - Águas Negras - São Brás, seguida pelas linhas Outeiro/Brasília - São Brás, Outeiro/Itaiteua - São Brás e Fama - São Brás. Posteriormente, outras linhas também passarão pela mudança, integrando nos terminais Maracacuera, Tapanã, Mangueirão e São Brás. Outra mudança ocorrerá com parte da frota da linha Tapanã - Ver-o-Peso, que será feita em ônibus padrón, em todo o seu itinerário, desde o final da linha no Tapanã e entrando na canaleta exclusiva a partir do Terminal Tapanã. A outra parte da frota continuará em ônibus comum que não entrará na canaleta exclusiva. 
 
Cartão - Para fazer a integração entre as linhas alimentadoras e o Terminal Maracacuera e lá acessar os veículos BRT ou as linhas troncais, o usuário deve portar um cartão que dará acesso a este segundo embarque sem pagar uma nova passagem. Quem possui Vale-Digital, Passe Fácil Sênior ou Passe Fácil Especial fará o acesso diretamente.
 
Quem possui Passe Fácil Estudantil precisará colocar créditos em seu cartão. Quem não possui nenhum desses cartões precisará adquirir o Cartão Expresso, que pode ser comprado e alimentado em qualquer terminal ou estação do sistema BRT, e que tem o custo de R$ 4, podendo ser carregado com o valor que o usuário desejar.
 
Esse sistema de cartões é fundamental, não só para a integração, como para o embarque de passageiros ao longo do trajeto das linhas troncais em direção ao centro de Belém, fora da canaleta, já que não haverá presença do cobrador no veículo. Quem optar por embarcar nas linhas troncais fora da canaleta e depois quiser fazer o transbordo para a outra linha troncal ou para os ônibus BRT pode fazer a integração física em qualquer terminal ou estação. 
 
Ao todo, 65 ônibus padron irão compor as linhas troncais, circulando da canaleta exclusiva ao centro de Belém até o final do ano. O número de veículos articulados BRT, que circula atualmente, também aumenta de nove, para 15, sendo nove com origem no Terminal Maracacuera e seis no Terminal Tapanã. 
 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?