20/07/2022 às 13h00min - Atualizada em 20/07/2022 às 13h00min

Energia elétrica no Pará terá redução de 5% a partir de agosto

A informação foi confirmada pelo governador do Estado, Helder Barbalho (MDB)

Redação Belem.com.br
Com informações da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa)
A medida da Aneel ocorre após quatro dias da solicitação de inclusão na do Pará na lista de Estados contemplados com a redução. (Foto: Divulgação)

                                                                                                         
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deve publicar até 2 de agosto uma resolução que irá garantir à população do Estado do Pará uma redução de 5% na tarifa de energia elétrica. A informação foi confirmada pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), que esteve nessa terça-feira (19), em Brasília, no Distrito Federal, com representantes da Aneel discutindo o tema.


No último dia 13 de julho, a distribuidora anunciou diminuição tarifária de até 5,26% para dez Estados brasileiros, como forma de devolver tributos pagos a mais pelos consumidores de energia. Porém, o Estado do Pará tinha ficado de fora.

Decisão

A medida da Aneel ocorre após quatro dias da solicitação de inclusão na do Pará na lista de Estados contemplados com a redução aplicada a outros dez unidades da federação.

“Caminho fundamental para que se discuta um pacto federativo, e que o Congresso Nacional possa garantir compensações aos estados que exportam energia, sejam compensações, ou seja permitindo a tributação em cima dessa exportação”, salientou o governador Helder Barbalho.

O ICMS é cobrado no destino. Portanto, o Estado que recebe a energia oriunda do Pará cobra daquele contribuinte no outro Estado.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?