06/11/2019 às 10h09min - Atualizada em 06/11/2019 às 08h50min

Quais são os especialistas para tratamento de varizes

Segundo especialistas, há 60 milhões de brasileiros impactados, sendo 2 milhões em estágio mais avançado.

DINO
https://www.spacovascular.com.br/
Qual médico trata varizes


Uma dúvida costuma passar pela cabeça de muitas pessoas que são acometidas por esse problema. Afinal, qual é o médico especialista em tratamento de varizes?

Existem dois especialistas em varizes, por isso é preciso conhecer as principais diferenças entre esses profissionais.

O que são varizes?

Conforme Dr. Drauzio Varella, varizes são veias dilatadas e deformadas que surgem ao longo das pernas, podendo causar alguns incômodos, como dor e inchaço. As varizes, conforme o especialista, apresentam uma coloração azulada, fora do padrão de cor comum. 

No geral, acomete pessoas que passam muito tempo em pé, desempenhando alguma função profissional, por exemplo.

Quais são as principais causas das varizes?

De acordo com o Ministério de Saúde, as varizes ocorrem devido ao mau funcionamento das válvulas que estão presentes nas veias de nossas pernas. Elas servem como suporte para reconduzir o sangue ao coração que é utilizado para irrigar os membros inferiores de nosso corpo, como pernas e pés.

Quando as válvulas não funcionam com eficiência, o sangue fica empoçado nas veias, provocando, devido a isso, inchaço, elasticidade e deformação, fora o desconforto estético, informa o órgão.

Qual médico para tratar varizes?

O especialista para tratar varizes é o cirurgião vascular ou angiologista. Ainda que o primeiro tenha um campo maior de atuação que o segundo, ambos podem executar o tratamento de varizes com eficiência e dessa maneira garantir qualidade de vida ao paciente.

Principais diferenças entre Angiologista e Cirurgião Vascular

Para alguns, trata-se da mesma coisa. Mas a verdade, é que se diferenciam. O angiologista é o profissional médico que se volta aos estudos das doenças venosas, bem como para a sua prevenção e tratamento.

Em regra, esse profissional realiza um estudo minucioso em relação à condição clínica e médica do paciente e, com base nisso, propõe um tratamento adequado para a doença.

O cirurgião vascular, por sua vez, é o profissional médico que é especializado em cirurgia vascular. O seu campo de atuação reside basicamente na realização desse procedimento. Embora tenha um conhecimento mais amplo, em artérias e veias, além de poder realizar cirurgia, coisa que o angiologista não pode fazer.

O cirurgião vascular em o conhecimento em todo sistema circulatória do corpo, como: carótida, varizes, entupimento de veias, artérias entre outras.

Ambos especialistas preocuparam com estilo de vida do paciente e com o objetivo de auxiliar no tratamento. E muitas vezes trabalham juntos.

Basicamente quando o tratamento de varizes é clínico, como aplicação de espuma, pode ser feito pelo angiologista ou cirurgião vascular. Porém quando houver necessidade de cirurgia, necessitará ser feito pelo cirurgião vascular.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?