06/11/2019 às 08h56min - Atualizada em 06/11/2019 às 08h56min

Católicos do Pará ganham nova Arquidiocese, em Santarém

Novidades foram anunciadas pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto, e o papa Francisco

belem.com.br
Arquidiocese de Belém
As novidades foram anunciadas pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, e papa Francisco (Foto: Arquidiocese de Belém/Arquivo)

Na manhã desta quarta-feira (06), o arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, tornou pública, durante coletiva de imprensa, uma série de novidades para todos os católicos do Pará: uma nova Província Eclesiástica, com criação de Arquidiocese; uma Prelazia elevada à Diocese; e a criação de uma nova Prelazia. São frutos da recente Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Pan-Amazônia, que ocorreu no mês de outubro, na Santa Sé, no Vaticano.
 
Na divulgação realizada pela Santa Sé, às 12h (horário local) e às 8h em Belém, o papa Francisco anunciou que, na data desta quarta-feira, cria a Província Eclesiástica de Santarém, elevando a Diocese à condição de Arquidiocese e sede da nova Província. Para a Arquidiocese, o papa nomeou Dom Irineu Roman, da Congregação de São José – também conhecida por Josefinos de Murialdo, como o primeiro Arcebispo Metropolitano.
 
A instalação da nova arquidiocese e a posse de Dom Irineu Roman será no dia 02 de fevereiro, na Festa da Apresentação do Senhor, às 9h, na Paróquia São Francisco de Assis, bairro do Caranazal, em Santarém, no Oeste do Pará.
 
A recente província terá como sufragâneas (dependentes): a Diocese de Óbidos; a nova Diocese do Xingu, com sede em Altamira, até então prelazia, a ser elevada diocese em 1º de fevereiro. Também fará parte da nova circunscrição a Prelazia de Itaituba, que tem como bispo Dom Frei Wilmar Santin.
 
Também foi criada a nova Prelazia do Alto Xingu, com sede em Tucumã, a ser instalada no dia 9 de fevereiro.
 
A partir da nova criação, as Províncias Eclesiásticas de Belém e de Santarém passam a dividir geograficamente o Estado do Pará, sendo que a Arquidiocese de Belém passará a ter 8 dioceses e 2 prelazias. Já Santarém passa a ter 2 dioceses e 1 prelazia.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?