03/08/2022 às 07h00min - Atualizada em 03/08/2022 às 07h00min

Sesma descarta Varíola dos Macacos em paciente atendida em hospital de Belém

Todos os casos sugestivos são avaliados conjuntamente com os órgãos responsáveis e especialistas

Com edição da Redação Belem.com.br
A Sesma destaca que o processo de enquadramento como caso "Suspeito", "Notificado" e "Confirmado" é complexo. (Foto: Divulgação)

                                                                                                       
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), comunica que foi informada sobre o caso sugestivo da Varíola dos Macacos (Monkeypox) em uma paciente atendida no Hospital Unimed Prime, mas o caso foi descartado por não se enquadrar nos critérios epidemiológicos para a doença.

A Sesma reforça que integra a sala de situação sobre a Monkeypox composta pelos Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) de Belém e Ananindeua, a Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa) e Instituto Evandro Chagas. A sala reúne os integrantes, diariamente, para discutir atualizações de dados, estratégias e ação conjunta entre os municípios e órgãos competentes.


Casos

Todos os casos suspeitos são avaliados conjuntamente com os órgãos responsáveis e especialistas. Atualmente, esses órgãos avaliam um caso de paciente residente de Belém, que foi notificado em Ananindeua, e que aguarda exames laboratoriais conclusivos. Outros casos sugestivos foram descartados, pois se tratam de outros agravos.

A Sesma destaca, por fim, que o processo de enquadramento como caso "Suspeito", "Notificado" e "Confirmado" é complexo e se baseia em avaliação clínica, critérios epidemiológicos e diagnóstico laboratorial diferencial.


Também reforça, que a população de Belém será informada imediatamente assim que houver mudança no cenário epidemiológico da capital.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?