11/08/2022 às 08h00min - Atualizada em 11/08/2022 às 08h00min

Cemitérios públicos de Belém passam por revitalização para Dia dos Pais

A data é celebrado nesta domingo, 14 de agosto

Redação Belem.com.br
Com informações da Agência Belém
Os dois cemitérios públicos de Belém passam por revitalização para o Dia dos Pais. (Foto: Divulgação / Ag. Belém)

 

                                                                                                                                                      
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), intensifica os preparativos nos dois cemitérios públicos de Belém, que devem receber um grande número de visitantes até este domingo (14), quando será comemorado o Dia dos Pais.

Os dois cemitérios são o São Jorge, no bairro da Marambaia; e o Santa Izabel, no bairro do Guamá. Serviços de limpeza e manutenção serão realizados nos locais.


"Estamos finalizando os trabalhos com uma força-tarefa, formada por nossos colaboradores da Fábrica Esperança, a fim de que tudo esteja pronto para receber, com tranquilidade, as famílias que virão visitar seus entes queridos. Nossa expectativa é receber cerca de 20 mil pessoas no Santa Izabel e 10 mil no São Jorge, ao longo do fim de semana”, explica o diretor de Necrópoles da Seurb, Lucas Farias.

Santa Izabel

Cemitério de Construído em 1878, o Cemitério de Santa Izabel é o mais antigo e maior cemitério de Belém, em funcionamento. Talvez por isso, ainda povoa o imaginário popular com suas histórias de assombrações e visagens, além de guardar jazigos e sepulturas famosas de personalidades paraenses, entre elas a do médico Camilo Salgado, a da escritora Eneida de Moraes e a do ex-governador Magalhães Barata. 

Com uma área de 146.491,99 m², o Cemitério Santa Izabel, no bairro Guamá, teva o calçamento externo totalmente reformado, com a reconstituição do piso tátil, para garantir acessibilidade. Além disso, todo o espaço interno foi contemplado com varreção, roçagem, capina, lavagem e limpeza dos ambientes administrativos, da capela e de toda a área do complexo.

O serviço foi feito por uma equipe de trabalho dedicada, formada por homens e mulheres egressos do sistema penitenciário, que têm essa oportunidade por meio da Associação Pólo Produtivo Pará-Fábrica Esperança, que mantém convênio com a Seurb.

“Estamos trabalhando nos cemitérios de Belém desde outubro de 2021. É um trabalho de rotina e manutenção. Hoje aqui, estamos com 52 colaboradores da Fábrica Esperança. intensificamos os trabalhos, para poder receber os visitantes, com excelência", disse o  gerente de unidades externas da Fábrica Esperança, Geison Jorge Damasceno de Souza. 

São Jorge

No cemitério São Jorge, os trabalhos estão finalizados. E os servidores apostos esperando pelos cerca de 10 mil pessoas, que devem visitar o campo santo do bairro da Marambaia neste fim de semana do Dia dos Pais.

Localizado na rua da Mata, o São Jorge foi fundado em 1959 e ficou famoso por guardar a sepultura de Ediene Ellen, a criança vitima do caso que ficou conhecido como Crime da Mala, ocorrido 1º de novembro de 1973. Ediene, então com três anos foi assassinada, esquarteja e colocada em uma mala. Hoje, a sepultura é muito visitada por pessoas que acreditam que tanto sofrimento santificou a criança. Sua sepultura está sempre com brinquedos e doces, que são deixados por pessoas que acreditam terem seus pedidos atendidos e transformados em milagres.

Horários de funcionamento

- Cemitério São Jorge: rua da Mata, no bairro Marambaia. De segunda a sexta, de 8h às 17h, e sábado e domingo, especialmente, de 7h às 16h.

- Cemitério Santa Izabel:  avenida José Bonifácio, bairro Guamá. De segunda a sexta, de 8h às 17h, e sábado e domingo, especialmente, de 7h às 16h.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?