08/11/2019 às 11h38min - Atualizada em 08/11/2019 às 11h38min

Tucuruí recebe workshop sobre turismo na região

Evento acontece nos dias 27 e 28 deste mês

belem.com.br
Selma Amaral
Entre os principais roteiros turísticos de Tucuruí estão a Usina Hidrelétrica, o lago de Tucuruí, a pesca esportiva, entre outros (Foto: Rauber Soares)

As regiões turísticas do Pará estão sendo remapeadas já dentro do conceito do Programa Nacional de Regionalização, que visa à interação entre o Ministério do Turismo e as cidades brasileiras que precisam de investimento no segmento. Para entender melhor a matéria, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, vai promover em Tucuruí, no sudeste paraense, no período de 27 a 28 deste mês, o workshop: desenvolvendo a gestão municipal do turismo com meta de elaborar o planejamento das ações da Estância de Governança da Região do Lago, que reúne sete municípios com vocação para pesca esportiva e turismo de aventura.
 
O secretário adjunto de Turismo do Pará, André Dias, explica que o programa de regionalização é uma política pública do Ministério do Turismo com foco nos territórios, visando à interação de todos os municípios envolvidos, além de apoiar a estruturação dos destinos com qualificação profissional e a promoção do turismo no País. Segundo Micheli Souza, interlocutora regional da Estância de Governança da Região do Lago de Tucuruí, outro objetivo do evento é a criação da rota turística, o que daria maior visibilidade ao potencial existente e maiores injeções de recursos.
 
Em Tucuruí, o maior cartão postal da cidade é a Usina Hidrelétrica, mas que só recebe visitantes mediante agendamento e sem nenhuma parceria com a prefeitura Local. A beleza da queda d’água, gerada durante a abertura das comportas para passagem do volume das águas, também aparece como segundo ponto de visibilidade. Conjuntamente, a Estância de Governança da Região do Lago poderá ganhar mais força para fazer a captação de recursos. Para Micheli Souza, interlocutora da Estância, o importante é criação da rota turística que vai valorizar os elementos turísticos de todas as cidades da região do lago de Tucuruí.
 
As cidades de Tucuruí, Goianésia, Itupiranga e Jacundá já promovem torneio de pesca esportiva. Em Tucuruí, o turismo está sendo organizado há 20 anos e já se enquadra na legalidade, nas normas e orientações dos governos estadual e federal. O município ainda tem o Conselho Municipal de Turismo composto por empresariado e representantes do terceiro setor. Na gestão do prefeito Artur Brito, o Departamento de Turismo está vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento.
 
Entre os principais roteiros turísticos de Tucuruí estão a Usina Hidrelétrica, lago de Tucuruí, pesca esportiva, e três ilhas já estruturadas para receber turistas, além de bosque, orla do rio Tocantins e a praia das Pederneiras, na área da jusante do rio. O reservatório de água da usina hidrelétrica acabou se transformando em berçários de várias espécies de animais e da pesca do tucunaré. Dois grandes Torneios de Pesca (TOPAM e TORTUC) devem retornar ao calendário de eventos da cidade.
 
Para a diretora, o momento do turismo em Tucuruí é de planejamento e de esperança para o lançamento da rota turística. “Nós sabemos que o momento é de crise no Brasil, porém, temos que planejar as ações para melhoria do setor nas cidades do lago”, disse. A Estância de Governança da Região do Lago reúne os municípios de Tucuruí, Breu Branco, Jacundá, Goianésia, Novo Repartimento, Nova Ipixuna e Itupiranga.
 
O turismo é um segmento rentável, mas precisa de grande volume de investimentos, analisam os técnicos do setor. Esse ano, o Ministério do Turismo investiu R$ 418 milhões em 694 obras no País, em média, R$ 602.305,476 por obra. Os recursos foram aplicados em diferentes projetos de infraestrutura turística, segundo informações divulgadas pela Secretaria Nacional de Estruturação do Turismo, que monitora o desenvolvimento das intervenções. Entre os projetos entregues estão revitalização de praças, aquisição de equipamentos, construção de centros de eventos e pavimentação asfáltica.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?