07/09/2022 às 12h00min - Atualizada em 07/09/2022 às 12h00min

Prefeitura certifica 360 estudantes do programa Alfabetiza Belém

A cerimônia ocorre nesta quinta-feira (8)

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Belém
A certificação corresponde à frente de trabalho do programa Alfabetiza Belém. (Foto: Mácio Ferreira / Ag. Belém)

 

                                                                                                                                          
Nesta quinta-feira (8), Dia Mundial da Alfabetização, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Belém (Semec), festeja mais um resultado positivo do Programa Alfabetiza Belém, com a certificação dos primeiros 360 concluintes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai). A solenidade de formatura começa às 18h30, na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIF) Alzira Pernambuco, no bairro do Marco.


A certificação corresponde à frente de trabalho do programa Alfabetiza Belém, que ocorre na rede municipal de ensino, nas turmas da Ejai. Dos 795 estudantes em processo de alfabetização nas escolas do município, 360 já vão obter a certificação.

Ao todo, a Ejai conta com 4.711 pessoas matriculadas nas quatro totalidades, em 172 turmas. A iniciativa na rede municipal é denominada "Alfabetiza Belém com a Ejai".

Ação prioritária

O Alfabetiza Belém é um programa prioritário da Prefeitura de Belém, que tem como objetivo reduzir o número de pessoas não alfabetizadas na capital paraense. A meta é alfabetizar 11 mil pessoas até 2024, incluindo indígenas da etnia Warao, tanto na Língua Portuguesa, quanto em sua língua materna, o Espanhol.

Em 2021, o projeto instalou uma turma piloto de alfabetização de jovens, adultos e idosos no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua de Icoaraci (Centro POP de Icoaraci), garantindo a alfabetização de 20 pessoas.

O Alfabetiza Belém envolve a Prefeitura, por meio da Semec, Movimentos Sociais, as universidades Federal do Pará (UFPA) e do Estado do Pará (Uepa), o Instituto Federal do Pará (IFPA), a Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra) e instituições das esferas municipal e estadual. Em 39 trumas espalhadas pela cidade, 55 educadores populares atendem 653 pessoas acima de 15 anos. 

Programação

Haverá uma apresentação musical de flauta de barro da professora Sílvia Barbosa e, em seguida, será composta a mesa solene. Após a cerimônia haverá apresentação de roda de carimbó.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?