06/10/2022 às 08h00min - Atualizada em 06/10/2022 às 08h00min

Prefeitura divulga funcionamento dos órgãos municipais na semana do Círio

A festividade religiosa ocorrerá neste domingo (9)

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Belém
Prefeitura divulga funcionamento dos órgãos municipais na semana do Círio. (Foto: Divulgação)

 

                                                                                                                                                                        
Com a realização do Círio de Nazaré neste domingo (9), Belém se prepara para receber milhares de turistas e organiza os últimos detalhes para uma das maiores festas religiosas do mundo, que já reuniu mais de 2 milhões de pessoas no ano de 2019. 
Em 2022, segundo estimativas do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Pará (Dieese-PA), em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), a quadra nazarena pode atrair diretamente 50 mil turistas de fora do Pará. 

A procissão deste ano volta às ruas pela primeira vez, desde o início da pandemia de covid-19. Já sabendo das estimativas do grande número de pessoas que estará nas ruas da cidade nesse período, a Prefeitura de Belém manterá diversos serviços e atendimento ao público nas áreas de saúde, cidadania, educação e cultura. 

Turismo e Meio Ambiente

Responsável pelo Projeto Amigo do Turista que tem o objetivo de recepcionar os visitantes e romeiros, a Coordenadoria Municipal de Turismo (Belémtur) estará com sete Pontos de Informações Turísticas (Pits), orientando sobre os principais espaços da cidade e informando sobre o Círio de Nazaré. 

Os Pits vão funcionar na Estação das Docas, Solar da Beira, Mangal das Garças, Espaço Ver-o-Rio e Terminal Hidroviário Ruy Barata. Na sede da Belémtur o horário permanece normal, das 8h às 17h. 

Os trabalhos preparatórios para o Círio na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) iniciaram há um mês, com a poda e verificação de árvores em situação de risco em todo o trajeto da procissão. Nessa semana que antecede o Círio, a Secretaria terá atendimento protocolar até sexta-feira, das 8h às 14h, e internamente, até 17h. 

Saúde e Segurança

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) disponibilizará a Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial, três ambulâncias e duas ambulanchas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e postos de atendimento.

Além disso, a Sesma está realizando a ação de multivacinação Apitaço Vacinal - Operação Imunização.  A Guarda Municipal de Belém (GMB) estará focada nas ações de segurança das procissões do Círio 2022, que contará com o emprego de mil agentes municipais, mas o trabalho rotineiro da corporação continuará nos postos fixos e volantes.

A população também contará com o serviço público de emergência através do número 153, com atendimento realizado diariamente e gratuito, atuando 24h para atender às diversas demandas da sociedade do município de Belém, como roubos, danos ao patrimônio público, violência doméstica, crime ambiental, entre outros. 

Cultura e Educação

O protocolo da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) seguirá funcionando das 9h às 14h de segunda a quinta-feira. O expediente será facultado na sexta-feira, 7, até 12h, e na segunda-feira, 10. O agendamento de visitas ao Palacete Bolonha pode ser feito pelo número (91) 98417 5894.

Durante a semana, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) manterá as aulas de ensino infantil e fundamental funcionando normalmente das 7h30 às 17h, e nas 35 escolas que funcionam com turmas da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai), das 18h30 a 21h. Na sexta-feira, 7, o atendimento na sede da Semec, será apenas interno. 

O atendimento na Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae) será normal, das 8h às 14h. 

A Fundação Escola Bosque (Funbosque) funcionará até quinta-feira, 6, durante os três turnos de aula. A Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) não terá programação especial e seguirá com horário normal, de segunda a sexta-feira. 

Outros serviços

As cinco unidades de atendimento da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) irão funcionar normalmente. No dia 10, segunda-feira pós-Círio, o atendimento será suspenso, inclusive por agendamento. No dia 11, todas as unidades voltam a funcionar normalmente.

A Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem) não irá funcionar nos dias 6, 7 e 10 de outubro. Por motivo de organização da estrutura para o Círio 2022. Sem atendimento ao público, os demais setores internos irão funcionar normalmente.  

No Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) nada muda durante o Círio. O horário de funcionamento será normal e não oferecerá serviços específicos para a festa. O horário de atendimento social é das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. 

A Secretaria Municipal de Economia (Secon) terá expediente para os funcionários, sem atendimento ao público e fará a fiscalização do ordenamento do Círio.

Já a Secretaria Municipal de Administração (Semad) terá expediente normal na quinta e sexta, do protocolo da Semad, das 8h às 13h. Na segunda-feira dia 10 o expediente será facultado. 

No Instituto de Previdência do Município de Belém (IPMB) não haverá alteração em relação horário de atendimento ao público, que vai continuar das 9h às 17h. 

Na sede Agência Distrital de Icoaraci (Adic) e na Divisão de Operações, o expediente de atendimento ao público será normal nesta sexta-feira (7), das 8h às 17h. Sendo facultado apenas a segunda-feira,10, seguindo portaria municipal.

Cemitérios

Os cemitérios Parque do Tapanã e Santa Isabel funcionarão normalmente, pois se enquadram em serviços essenciais. No Instituto de Assistência dos Servidores de Belém (Iasb) os serviços de urgência e emergência funcionarão normalmente, todos os dias. Na segunda-feira, será ponto facultativo para os setores administrativos. Da mesma maneira, nos postos de Mosqueiro e Icoaraci.  

A Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa), com sede situada na avenida Nazaré, 708, funcionará normalmente dos dias 6 e 7 de outubro, com atendimento das 8h às 17h. No sábado, 08, e no domingo da procissão do Círio, 09, a Companhia terá uma equipe de colaboradores de sobreaviso para atendimentos a eventuais demandas.

Na segunda-feira, 10, o expediente será facultado, conforme a Portaria nº 2.667/2022 da Secretaria Municipal de Administração (Semad), e a Companhia também terá colaboradores em sobreaviso. 

O atendimento na Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) também funcionará normalmente, dasa 8h30 às 14h30. 

A Ouvidoria-Geral do Município de Belém (OGM) funcionará de forma presencial das 9h às 14h nesta quinta-feira (6), sexta-feira (7), e segunda-feira (10). A OGM está localizada na rua Domingos Marreiros, 363, bairro do Umarizal. No sábado, 8, e domingo, 9, a Ouvidoria não funcionará presencialmente. Apenas pelos canais de atendimento remoto.

Ouvidoria

WhatsApp: (91) 98411-1155
Site: ouvidoria.belem.pa.gov.br 
Email: [email protected]
Disque-Ouvidoria: 162. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?